Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO CLEISON DE SOUZA COSTA

DISCENTE: ANTÔNIO CLEISON DE SOUZA COSTA
DATA: 12/06/2019
LOCAL: PPGEO

PODER E TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA: Agentes territoriais e os Crimes Violentos Letais Intencionais (2013-2017) no bairro Cabanagem, Belém-PA

Urbanização, Espaço, Território.

ÁREA: Geografia

A violência ocupa e vem ocupando de forma crescente durante décadas lugar de destaque no cenário nacional e internacional, seja nos meios de comunicação, no aumento com os gastos públicos ou mesmo refletindo no comportamento da sociedade em geral. Isso se deve de início a complexidade em que a violência e a questão urbana tem estado relacionado, por exemplo, a vulnerabilidade social, conivência aos assentamentos “espontâneos”, bem como às mortes violentas, que de certa forma contribuem para a consolidação e ampliação da territorialidade dos agentes territoriais, a partir das relações de poder, correspondem a um processo de afirmação de cenários tendenciais extremamente preocupantes, apontando para o agravamento e, simultaneamente, para a escalada crescente dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), gerando novas territorialidades a partir de nexos com a territorialização dos agentes territoriais. Desta forma, reconhecendo a presença dos agentes territoriais no bairro Cabanagem, a presente investigação parte do seguinte questionamento: De que forma os agentes territoriais exercem influência no aumento das ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais no bairro Cabanagem, em Belém-PA, no período 2013 a 2017? Partimos da ideia que as ações dos agentes territoriais, a partir das disputas por territórios explicam o aumento das mortes violentas no bairro estudado. Para tanto, o objetivo principal para o presente projeto de qualificação de Mestrado é investigar a dinâmica dos agentes territoriais e os Crimes Violentos Letais Intencionais entre 2013 a 2017. A partir das relações de poder no território, na área de estudo. Isso se deu de início ao fato de está inserido no programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Pará, onde a partir de atividades realizadas em conjunto com a universidade tornaram possível o presente relatório, sendo fundamental para estruturação da pesquisa, culminando no que já foi desenvolvido no primeiro e segundo capítulos da dissertação e no esboço do terceiro.

Presidente - 3414224 - CLAY ANDERSON NUNES CHAGAS
Interno - 2995801 - JOVENILDO CARDOSO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 12/06/2019 07:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2