Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE SOARES DE LIMA

DISCENTE: ALINE SOARES DE LIMA
DATA: 25/04/2019
LOCAL: PPGEO

UNIDADES DE PAISAGEM: ESTUDO APLICADO A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARAPANIM – PARÁ

Paisagem. Unidades de Paisagem. Bacia Hidrográfica. Planejamento Ambiental

ÁREA: Geografia

A presente pesquisa apresenta como temática central a análise das unidades de paisagem da bacia hidrográfica do rio Marapanim, Pará, com vistas a subsidiar o planejamento ambiental da área. O objetivo da mesma é analisar as unidades de paisagem da bacia hidrográfica do rio Marapanim, Pará. O estudo justifica-se pela relevância socioeconômica da microrregião de Salgado que compõem um percentual significativo desta bacia, e, onde, existem áreas de conservação importantes em seu baixo curso e uma relação imbricada com a atividade pesqueira, além de no seu alto e médio curso a mesma apresentar-se mais urbanizada, e, por consequência, este se constituir um fator fundamental da pressão antrópica sobre os recursos naturais, indicando os diferentes os usos e ocupações do solo. A metodologia utilizada foi de uma levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, incluindo estudos sobre paisagem, fundamentais para uma percepção dos elementos que a compõe e suas correlações, além dos estudos de Rodriguez (1994), Rodriguez e Silva (2013), Leal (1995) e Soares (2015), com a realização das etapas de Organização, Inventário, Diagnóstico, Prognóstico e Proposições; procurando inserir como complementação do trabalho, gráficos de correlação de variáveis quantitativas para uma maior eficácia de análise ambiental dos pontos frágeis e das potencialidades ambientais da bacia. Os resultados preliminares foram alcançados através da elaboração dos primeiros mapas temáticos: maior potencialidade de erosão nas áreas do alto e médio curso em função das maiores altitudes e do nível de urbanização, necessidade de um planejamento ambiental efetivo em trechos do baixo curso, em virtude das Unidades de Conservação e da atividade pesqueira na região. Além, do próprio entendimento de entender a drenagem fluvial para antecipar problemas decorrentes das elevações da maré e inundações nos rios desta área.

Interno - 067.917.782-53 - ARLETE SILVA DE ALMEIDA - UFPA
Interno - 1153157 - CARLOS ALEXANDRE LEAO BORDALO
Presidente - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Notícia cadastrada em: 25/04/2019 08:57