Banca de DEFESA: JOELMA COSTA MAGNO

DISCENTE: JOELMA COSTA MAGNO
DATA: 15/04/2019
LOCAL: PPGEO

INFLUÊNCIA DO TEMPO NOS DESASTRES NATURAIS: problemática das áreas com elevados registros de inundações ou alagamentos, Belém-PA

Tempo. Desastres Naturais. Vulnerabilidade. Belém. Inundações e Alagamentos.

ÁREA: Geografia

As inundações e alagamentos que ocorrem em Belém, capital do estado do Pará, costumam trazer consigo diversos problemas de ordem ambiental, social e econômica que influenciam diretamente na dinâmica da cidade, bem como, dos indivíduos que nela residem ou transitam. A vista do exposto, diversos estudos sobre a ocorrência desses eventos no município foram produzidos, esses trabalhos geralmente abordam temas como as características naturais ou antrópicas que dão origem ou intensificam a ocorrência desses desastres em Belém, e a vulnerabilidade da população a esses fenômenos. Contudo, não há pesquisas sobre um dos elementos primordiais para a caracterização do risco, da ameaça, do desastre e da vulnerabilidade, o Tempo. Portanto, o principal objetivo deste trabalho foi compreender a influência do Tempo na caracterização e análise de desastres naturais, por meio da investigação da problemática das áreas com maior registro de inundações e alagamentos de Belém. Para isso, foi necessário: delimitar as três áreas com maior recorrência de inundações ou alagamentos do município, que foram utilizadas como estudo de caso deste trabalho; delimitar a influência do Tempo na ameaça (inundação e/ou alagamento) e analisar a influência do tempo na vulnerabilidade (exposição, resiliência e suscetibilidade) dos habitantes de Belém a esses desastres. Os resultados apontam que a abordagem do Tempo é necessária para a compreensão do contexto de desastre e de vulnerabilidade da população face à ocorrência de inundações ou alagamentos em Belém, consequentemente, torna-se também relevante para o desenvolvimento de estratégias, por parte do Estado, voltadas para a minimização ou resolução da vulnerabilidade desses cidadãos a esses eventos danosos.

Interno - 067.917.782-53 - ARLETE SILVA DE ALMEIDA - UFPA
Presidente - 2190645 - CLAUDIO FABIAN SZLAFSZTEIN
Externo à Instituição - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 08/04/2019 13:56