Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS MELO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS MELO LIMA
DATA: 28/03/2019
HORA: 11:00
LOCAL: PPGEO
TÍTULO:

GRANDES EMPREENDIMENTOS HIDROELÉTRICOS NA BACIA DO RIO ARAGUARI: TERRITORIALIDADES, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS DA PESCA EM PORTO GRANDE (AMAZÔNIA, AMAPÁ, BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia. Amapá. Hidroelétricas. Pesca. Porto Grande.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A presente pesquisa pretende analisar as transformações nas territorialidades dos pescadores e pescadoras artesanais do município de Porto Grande, compreendendo as áreas de influência direta dos empreendimentos hidroelétricos, a partir da consideração dos aspectos exógenos que promoveram o estabelecimento dessas. Por isso, buscamos identificar tais fatores, assim como, apresentar os efeitos modificadores da territorialidade e apontar as implicações sobre a atividade. A geração de energia a partir de Usinas Hidroelétricas ao longo do Araguari é parte de um projeto que visa a subsidiar, enquanto infraestrutura de apoio a atividades como a mineração, além de ampliar, o setor energético do Amapá. Apesar das contrapartidas oferecidas à população, como a redução na tarifa de energia, geração de empregos desenvolvimento econômico e social, as expectativas não corresponderem à realidade. O que é observado é que as populações das áreas de influência sofrem com agravantes sobre o meio ambiente, a desigualdade, e consequentemente, o empobrecimento da população amapaense. Resulta no comprometimento de atividades como a pesca artesanal, situadas na área de influência dos empreendimentos, ocasionando alterações no ecossistema, acarretando na fuga de espécies, perda no ambiente aquático, além da perda da vegetação. Portanto, a atual fase da pesca artesanal no Araguari é perpassada por alterações decorrentes da transformação da paisagem, em consequência da instalação dos empreendimentos hidroelétricos, e, por conseguinte, afetando os sistemas territoriais das comunidades de pesca artesanal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1541973 - CHRISTIAN NUNES DA SILVA
Externo à Instituição - CRISTIANO QUARESMA DE PAULA
Interno - 209.286.372-04 - RICARDO ÂNGELO PEREIRA DE LIMA - UAB
Notícia cadastrada em: 28/03/2019 06:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2