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Banca de DEFESA: LUCELIA DOS REIS SANTOS SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCELIA DOS REIS SANTOS SOARES
DATA: 29/06/2017
HORA: 16:30
LOCAL: PPGEO
TÍTULO:

“A DISPERSÃO METROPOLITANA E SEUS EFEITOS SOBRE A MOBILIDADE URBANA NOS PRINCIPAIS CORREDORES VIÁRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA”


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento Urbano. Mobilidade urbana. Dispersão
Metropolitana. Políticas Públicas. Região Metropolitana de Belém.


PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

O atual contexto amazônico caracterizado por uma dinâmica metropolitana dispersa
acarretou a conformação de novos arranjos espaciais urbanos que passaram a
interferir nas condições de mobilidade urbana e no planejamento das cidades. Neste
processo, a Região Metropolitana de Belém (RMB) a partir de meados da década de
1980 vem apresentando um crescimento populacional expressivo nas áreas centrais
dos municípios e áreas periféricas configurando uma metrópole dispersa e marcada
por novos espaços de assentamentos residenciais fixados especialmente ao longo
das principais vias urbanas de acesso a porção mais urbanizada do Município de
Belém, capital do Estado do Pará. O município de Belém passou a apresentar um
caráter disperso e fragmentado ao criar novos vetores de expansão para além de
sua área oficialmente considerada metropolitana. O presente trabalho tem por
objetivos analisar os efeitos da dispersão metropolitana sobre a mobilidade urbana e
identificar as principais ações das políticas públicas para os corredores de
transportes urbanos tendo em vista os elevados deslocamentos intermunicipais
ocorridos, sobretudo, ao longo da Avenida Almirante Barroso e Rodovia BR-316, vias
que compõem os eixos principais de acesso à Belém. Com o intuito de alcançar
esses objetivos, a partir da metodologia de pesquisa em documentos oficiais e
entrevistas com gestores foram estabelecidos três aportes centrais de análise: a
produção de novos espaços de moradia, o planejamento de Belém (PDU / PDTU) e
as políticas públicas para o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP)
para a RMB. Conclui-se que a dispersão metropolitana implicou na existência de
uma população que se desloca pendularmente em direção ao local de trabalho e aos
espaços de consumo de bens e serviços diversos. Nesse sentido, há uma
mobilidade diária da população entre os municípios da RMB consolidada pela forte
relação entre a periferia e a área central da metrópole. Infere-se que tal relação
passou a apresentar uma nova configuração metropolitana diante da qual ações de
planejamento urbano e da gestão pública para mobilidade urbana vem privilegiando
o corredor viário troncal de conexão entre os municípios da RMB, localizado na área
urbana conurbada, mas também fundamental para o entorno fragmentado, disperso
e descontínuo. Por fim, sugere-se que a mobilidade urbana deve ser tratada de
maneira integrada à gestão urbanística, buscando o melhor desempenho das
condições de mobilidade entre os municípios polarizados pela metrópole.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1541973 - CHRISTIAN NUNES DA SILVA
Externo ao Programa - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Externo ao Programa - 1446536 - JULIANO PAMPLONA XIMENES PONTE
Notícia cadastrada em: 29/06/2017 06:51
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