Banca de DEFESA: MILENA DE NAZARE SANTOS QUARESMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA DE NAZARE SANTOS QUARESMA
DATA: 19/09/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

OS DOMÍNIOS BIOCLIMÁTICOS DA ILHA DO MARAJÓ-PA: UMA ANÁLISE DAS PAISAGENS DE EXCEÇÃO NO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL

Domínio Bioclimático. Marajó. Paisagem de exceção. Regimes Ecodinâmicos. Amazônia.

ÁREA: Geografia

As paisagens naturais da ilha do Marajó constituem-se fontes de recursos ambientais excepcionais no bioma amazônico, além de revelarem o contraste de ecologias, paisagens e múltiplos usos sociais de ocupação. As feições do modelado de relevo na ilha dispõem de traços físicos que obedecem às influências do processo morfodinâmico regional, as condições climáticas inerentes a dinâmica ambiental fluviomarinha, bem como um mosaico de solos e tipologias vegetacionais que favorecem caraterísticas ambientais distintas. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo identificar e descrever os domínios bioclimáticos, a partir dos regimes ecodinâmicos para ilha do Marajó, levando em consideração as paisagens de exceção. Diante do exposto formulou-se as seguintes hipóteses, a ilha do Marajó é constituída por domínios bioclimáticos e paisagens de exceção que coexistem e coevoluem com as peculiaridades físico-naturais da região amazônica; instituem-se as paisagens de exceção, em resposta ao processo de exaustão e regressividade natural do litoral insular amazônico, em virtude do processo de ocupação territorial sobre as condições naturais e geográficas da ilha do Marajó. A pesquisa se enquadra no contexto de discussão geoambiental, baseada na abordagem indutiva e integradora das condições físico-naturais e sociais, onde através da utilização de técnicas, como: levantamento de dados bibliográficos e geocartográficos; classificação de dados e bases em níveis orbitais, utilização de dados geoespaciais em escala refinada para aquisição dos dados climáticos, elaboração de indicadores da vulnerabilidade socioambiental dos municípios foi possível mensurar os domínios bioclimáticos e as paisagens de exceção, sob a ótica da composição da paisagem na ilha do Marajó. Os resultados da pesquisa revelaram a presença de dois Domínios Bioclimáticos que atribuem a região condições paisagísticas diferenciadas, além de concederem e reafirmarem a proposição popular “Marajó entre Florestas e Campos”. Contudo, observou-se a presença de paisagens de exceção, com destaque para áreas de formação savânicas, que se encontram entrelaçadas a areas transicionais de florestas e várzeas da ilha. No decorrer das análises observou-se a ocorrência de extremos de chuva cada vez mais frequentes, apresentando maiores variações entre os valores máximos e mínimos dada as mudanças climáticas e a intensificação dos padrões de vulnerabilidade incidentes. Além disso foram registrados períodos de excedentes hídricos, a considerar de 7 e 9 meses, fator que produz boa condição ambiental na paisagem da ilha, mas, a paralização hídrica alternou-se entre 2 e 5 meses, proporcionando alterações locais no ambiente. A pesquisa demostrou-se relevante e pertinente para o conhecimento das dinâmicas bioclimáticas atuantes na ilha do Marajó, visto que se apresenta de maneira inédita. Assim sendo, as informações e dados sobre a temática bioclimática presentes na discussão dessa tese são cruciais para compreensão da natureza local, do ponto da biodiversidade e das interações socioambientais, além de atuarem como ferramentas basilares para conservação e gestão sustentável das paisagens de exceção, ambientes estes severamente apropriados pela ação antrópica. Outro fator de igual relevância na pesquisa associa-se ao monitoramento das mudanças climáticas no decorrer dos tempos, com o intuito de fornecer bases atualizadas e insights as intercorrências climáticas, principalmente sobre os ambientes naturais da ilha do Marajó.

Presidente - 1541973 - CHRISTIAN NUNES DA SILVA
Externo ao Programa - 2557403 - FRANCINEY CARVALHO DA PONTE
Interno - 327486 - GILBERTO DE MIRANDA ROCHA
Externo à Instituição - MARIA LUCIA BRITO DA CRUZ