Banca de DEFESA: PEDRO SERGIO SANTOS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO SERGIO SANTOS DA COSTA
DATA: 03/02/2023
LOCAL: Via Google Meet

CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE JUVENTUDES SEGREGADAS NO CONTEXTO DA IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA BELO MONTE EM ALTAMIRA/PA

Geografia; criticidade Juvenil; segregação socioespacial; desenvolvimentismo.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Com o intuito de contribuir para os estudos acerca a efetividade dos processos de ensinoaprendizagem da Geografia na formação do pensamento crítico juvenil, este trabalho apresenta uma análise da criticidade de jovens estudantes segregados, no contexto da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira/PA, entre os anos de 2009 e 2021. Nesse sentido, a estratégia analítica se orienta embasada em três eixos: a exposição de alguns impactos comuns de grandes projetos hidrelétricos brasileiros em comparação às transformações ocorridas no município altamirense, em função da construção dessa hidrelétrica; a caracterização das comunidades compulsoriamente deslocadas, sobretudo dos infantojuvenis, a partir das concepções e experiências dos estudantes do ensino médio público e, por fim, os posicionamentos desses estudantes acerca das relações de causa e efeito entre a usina, incluindo as forças, interesses e ideologias que lhe fizeram avançar, e suas conjunturas. Para tanto, o caminho metodológico é o da dialética com auxílio da fenomenologia e análise do discurso aplicados sobretudo em dados resultantes de entrevistas com tais atores sociais. Entre os resultados obtidos, defende-se que o componente curricular de Geografia do ensino médio público tem desempenhado, dentro de seu âmbito, contribuição pouco relevante para a formação do pensamento crítico desses estudantes e, consequente, incompreensão de suas próprias realidades.

Presidente - 2455993 - JOSE ANTONIO HERRERA
Interno - 2835103 - BENEDITA ALCIDEMA COELHO DOS SANTOS MAGALHAES
Interno - 3184119 - LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO