Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCO PEREIRA DE MEDEIROS

DISCENTE: GLAUCO PEREIRA DE MEDEIROS
DATA: 06/10/2022
LOCAL: IFCH - Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA

ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA E INVESTIGAÇÃO CRIMINAL: Estudo de caso da viabilidade da implantação do Relatório Técnico Operacional pela Polícia Militar do Pará

Segurança Pública; Procedimentos de Segurança; Padrão de Atuação Profissional.

ÁREA: Filosofia

O tema proposto é pertinente a linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP/UFPA), além de que se mostra incipiente em pesquisas relacionadas com a temática na literatura nacional. Portanto, pretende-se com a realização desta pesquisa contribuir com a construção do conhecimento no mestrado profissional do PPGSP/UFPA, assim como, colocar em pauta a utilização do RTO pela PMPA. Portanto, podemos dizer que foi necessário estabelecermos 04 (quatro) objetivos específicos para desenvolvermos estrategicamente a tentativa de alcançarmos nosso objetivo geral, dos quais 03 (três) foram definidos com vistas à produção de artigos científicos e 01 (um) direcionado a produção do produto de pesquisa (Procedimento Administrativo Padrão (PAP), baseado no RTO utilizado pela PMSC) a serem implementado pela PMPA. A pesquisa será realizada com fontes de dados primários e secundários, mediante uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizada nos bancos de dados indexados e portais acadêmicos, além do conteúdo compilado das entrevistas realizadas com os gestores da PMPA que atuam e base de dados formais, além dos obtidos junto aos agentes de segurança pública, que se relacionam às relevâncias do presente estudo. Neste ponto a atividade de ISP possui um papel fundamental, qual seja trazer as informações que subsidiem o emprego qualificado dos recursos que estão à disposição do gestor público. Assim, a pesquisa em tela objetiva a levantar a admissibilidade da utilização do RTO pela PMPA, como um instrumento de auxílio na tomada de decisão pelos gestores da corporação em relação às ações de enfrentamento das demandas voltadas ao combate e prevenção da criminalidade pela corporação.

Presidente - 2495339 - JOSE GRACILDO DE CARVALHO JUNIOR
Interno - 2318769 - MARCIA CRISTINA DOS SANTOS REGO
Interno - 2210373 - SILVIA DOS SANTOS DE ALMEIDA
Externo à Instituição - WANDO DIAS MIRANDA