Banca de DEFESA: SONIA DA COSTA PASSOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONIA DA COSTA PASSOS
DATA: 27/04/2017
LOCAL: IFCH - Sala 15 do anexo.

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A DINÂMICA ENTRE O IDEAL E O REAL:Um estudo sociológico sobre o reflexo da Formação de Oficiais da PMPA no cotidiano operacional, no período de 1998 a 2014

Formação, Matriz Curricular Nacional, policial, trabalho operacional.

ÁREA: Sociologia

PASSOS, Sônia da Costa. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A DINÂMICA ENTRE O IDEAL E O REAL: Um estudo sociológico sobre o reflexo da Formação de Oficiais da PMPA no cotidiano operacional, no período de 1998 a 2014. Belém/PA: UFPA, 363f. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Antropologia e Sociologia da UFPA, 2017.
Esta tese aborda sobre como se dá o processo de formação dos Oficiais da Polícia Militar do Pará, após a implantação da matriz curricular nacional no Estado do Pará e como essa formação se relaciona com a prática no serviço operacional do policial militar. Sua questão norteadora é entender que embora existam inovações nos discursos dos dirigentes das academias de formação das Polícias Militares no que tange o papel da Polícia e sua relação com o trato à sociedade, o curso de formação profissional para os futuros policiais não retratam a concepção do fazer profissional estabelecida pelas políticas públicas propostas pelas diretrizes de formação pela SENASP, implantada a partir de 1998, prevalecendo o modelo de formação tradicional e arcaico, voltado ainda para uma formação militarista. Dentro desse aspecto nos propomos a responder as seguintes perguntas: Quais são as metodologias empregadas no processo de formação do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Pará após a implantação da matriz curricular nacional. Na prática policial as teorias estão tendo aplicabilidade no exercício profissional? Qual é a importância das disciplinas humanísticas como ética, direitos humanos na formação policial militar no Estado do Pará? Quais são os anseios dos policiais sobre o processo de formação e como eles percebem a sensação de medo no trabalho de rua. A pesquisa foi de campo e documental, realizada por meio de aplicação de questionários, utilizando o método dedutivo- indutivo, com ênfase na abordagem quanti-qualitativa descritiva explicativa. A primeira parte da pesquisa foi realizada por meio da aplicação de pré-teste de questionários com 95 alunos do curso de formação de oficiais, os quais serviram para a elaboração do questionários com questões semiabertas, aplicadas a 109 alunos do curso. A segunda parte da pesquisa foi realizada por meio de análise documental dos currículos, regulamentos, normas que regem o processo de formação e a terceira etapa foi feita entrevista semiestruturada com 08 (oito) policiais egressos, no período de 10 a 13 anos de formados. A pesquisa envolveu observação in loco, para compreender os mitos e ritos da cultura militar. Os resultados indicam que a formação ainda é baseada em cultura arcaica e hierarquizada. As diretrizes curriculares propostas pela SENASP ficam apenas no discurso, os professores militares não possuem prática pedagógica no ato de ensinar. Os conhecimentos passados em sala de aula são irreais sem relação com atuação prática no serviço operacional do policial. O processo de formação ainda é permeado pelas relações de poder que influenciam no trato com o cidadão. Ainda é evidente o abuso de autoridade no ambiente de formação, por meio do poder disciplina, onde, as ações são vigiadas e controladas através de punições, humilhações, que são utilizadas pelos militares mais antigos como uma forma de manter o poder sobre o outro. Concluiu-se que embora a Polícia Militar tenha uma diretriz metodológica para fundamentar a formação do policial, de acordo com a pesquisa verificou-se que a MCN fica apenas no discurso e que a formação ainda é de cunho militarista e baseada em uma doutrina que sacraliza a hierarquia e a disciplina, e as práticas de micro violências no ambiente de formação.

Presidente - 3285740 - ANDREA BITTENCOURT PIRES CHAVES
Externo ao Programa - 3414224 - CLAY ANDERSON NUNES CHAGAS
Interno - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 1217020 - JOAO MARCIO PALHETA DA SILVA