Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO BRILHANTE ATHAYDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO BRILHANTE ATHAYDE
DATA: 09/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: SALA VIRTUAL GOOGLE MEET
TÍTULO:

A COORDENAÇÃO POLÍTICA DA FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERESSE DO AGRONEGÓCIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Frente Parlamentar da Agropecuária. Produção Legislativa. Coordenação Política. Políticas Públicas.


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Políticas Públicas
ESPECIALIDADE: Análise do Processo Decisório
RESUMO:

O objetivo da pesquisa é analisar a ação de coordenação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na produção de políticas públicas de interesse do setor do agronegócio, no período de 1995 a 2018, da 50a a 55a legislaturas. Dessa forma, a pesquisa deverá descrever as ações de operacionalização da FPA em processos de tomada de decisão no âmbito do Poder Legislativo Federal e produzir inferências descritivas válidas sobre os processos e os meios usados em ações políticas de produção legislativa que o agronegócio tem interesse. A pesquisa levará em consideração as regras do jogo político e a estrutura política do sistema político brasileiro que limitam a atuação de grupos de pressão do parlamento, o que também deve ser considerado um dos fatores explicativos para a resolução dos dilemas coletivos enfrentados pela FPA. A hipótese defendida pela pesquisa é a de que a Frente Parlamenta do Agronegócio induz a coordenação por meio da operacionalização do processo legislativo feita repetidamente o que possibilitaria a confiabilidade e a reciprocidade entre os membros da Bancada Ruralista e, assim dessa forma, aumenta a probabilidade de uma ação coordenada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2271817 - EUGENIA ROSA CABRAL
Interno - 2272575 - BRUNO DE CASTRO RUBIATTI
Externo à Instituição - MANOEL LEONARDO WANDERLEY DUARTE SANTOS
Notícia cadastrada em: 07/10/2020 18:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2