Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO LUIZ RIBEIRO DE OLIVEIRA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO LUIZ RIBEIRO DE OLIVEIRA MARTINS
DATA: 16/05/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

O BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NOS DISCURSOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS: ANÁLISE QUALITATIVA DAS CRÍTICAS À POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXECUTADA PELO BNDES (1991-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

BNDES, Câmara dos Deputados, Internacionalização, Discursos parlamentares, análise qualitativa


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Política Externa do Brasil
RESUMO:

Esta pesquisa descritiva a partir de revisão bibliográfica e de uma metodologia qualitativa baseada na análise de conteúdo de BARDIN busca responder quais são as principais críticas feitas pelos Deputados Federais do Brasil em relação à política de internacionalização de empresas fomentada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no período de 1991 a 2022. Para isso foram levantados artigos científicos, livros de especialistas assim como os discursos parlamentares encontrados na base de dados da Câmara dos Deputados a partir de palavras-chaves relacionadas ao tema. No decorrer do trabalho serão discutidas as origens do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sua importância enquanto um dos principais agentes de planejamento econômico do Brasil, o que é o fenômeno da internacionalização e quando ocorreu a institucionalização das linhas de financiamento à internacionalização de empresas do BNDES. Ao final, espera-se descobrir desde quando se iniciaram as críticas parlamentares à atuação do BNDES na construção de multinacionais de origem brasileira assim como discutir descritivamente e qualitativamente quais são estes argumentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1043406 - MURILO DE OLIVEIRA JUNQUEIRA
Interno - 1413661 - RAYZA SARMENTO DE SOUSA
Externo à Instituição - ROBSON COELHO CARDOCH VALDEZ
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 14:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2