Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO VICTOR POLARO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO VICTOR POLARO SOARES
DATA: 05/04/2023
HORA: 16:00
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO:

O PATRIMÔNIO CULTURAL NA PAUTA DO LEGISLATIVO: Os agentes informacionais mobilizados para as Audiências Públicas sobre as políticas de patrimônio cultural no Congresso nacional durante os anos de 2015-23.


PALAVRAS-CHAVES:

Patrimônio Cultural, Convidados, Partidos, Audiência Pública, Estudos Legislativos.


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa aborda as Audiências Públicas sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro que ocorreram no Congresso Federal, em particular, na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados (CCULT) e na Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado (CE) durante as legislaturas 2015-2019 e 2019-2023. O objetivo da pesquisa é identificar quem é mobilizado para participar das audiências sobre o tema, buscando identificar os vínculos dos convidados com o patrimônio cultural, tanto profissional quanto vinculado a alguma instituição, identificar quais partidos políticos são mais interessados em propor Audiências Públicas sobre a temática e avaliar a presença da coalizão governista nessas audiências. Materiais e Métodos: O interesse é realizar uma pesquisa descritiva, cujas informações são coletadas a partir das atas disponibilizadas nos sites digitais de ambas as casas legislativas. Com a coleta realizada, será organizado um gráfico com o perfil dos convidados dessas audiências e outras diligências. Discussão: A pesquisa será acompanhada pela bibliografia sobre Estudos Legislativos, sobretudo de autores que discutem as modalidades informacional e partidária, já que a problemática explora a participação de partidos e da coalizão na escolha dos convidados para as Audiências Públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2272575 - BRUNO DE CASTRO RUBIATTI
Interno - 2271817 - EUGENIA ROSA CABRAL
Externo à Instituição - JÚLIA ERMINIA RISCADO
Notícia cadastrada em: 31/03/2023 15:11
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2