Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO FERREIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO FERREIRA PEREIRA
DATA: 14/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Secretaria PPGCP (Google Meet)
TÍTULO:

APELOS E TEMÁTICAS NO HGPE – CAMPANHAS ELEITORAIS TELEVISIVAS NA ELEIÇÃO PARA A PREFEITURA DE BELÉM (PA) EM 2020


PALAVRAS-CHAVES:

Programas Eleitorais; Spots; Eleições Municipais; Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE).


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Comportamento Político
ESPECIALIDADE: Atitude e Ideologias Políticas
RESUMO:

O trabalho tem como objetivo analisar os programas eleitorais e os spots dos três candidatos mais bem colocados nas eleições municipais para o cargo de prefeito em Belém no ano de 2020: Edmilson Rodrigues (PSOL), Everaldo Eguchi (PATRIOTA) e José Priante (MDB). Para tanto, são utilizadas metodologias de análise da comunicação política que têm como referência a literatura brasileira sobre o estudo e a análise das campanhas eleitorais, especialmente do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Dessa forma, são analisados os apelos e as temáticas dos programas eleitorais e dos spots dos candidatos em questão. Para a análise dos apelos, foi utilizada uma tipologia composta pelas seguintes categorias – Políticas Futuras, Políticas Passadas, Análise de Conjuntura, Atributos Pessoais, Ideológico, Político, Metacampanha, Temas da Campanha e Outros. Já que no diz respeito às temáticas, os segmentos foram agrupados a partir dos grupos saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente, economia e políticas sociais. A partir dessas tipologias, foram produzidos dados relativos às campanhas de primeiro turno dos três candidatos supracitados, bem como dos dois postulantes que foram ao segundo turno – Edmilson e Eguchi. No primeiro turno, o candidato do PSOL utilizou principalmente segmentos com apelos de políticas passadas, além de políticas futuras. Por sua vez, Eguchi, com menor tempo de TV, centrou suas mensagens em segmentos com apelo ideológico – especialmente repetindo seu bordão “Belém tem solução: começa com o combate à corrupção”. Por fim, a propaganda de Priante orientou-se principalmente por apelos políticos e de políticas futuras. No segundo turno, Edmilson centrou-se principalmente em apelos ideológicos, buscando dialogar com segmentos mais conservadores do eleitorado e de políticas futuras, além de se centrar em temáticas de políticas sociais. Já Eguchi, aumentando seu tempo de TV, buscou diversificar suas mensagens, principalmente através do uso do apelo de Políticas Futuras, além de largamente tematizar mensagens sobre segurança pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720577 - GUSTAVO CESAR DE MACEDO RIBEIRO
Interno - 3087091 - RODRIGO DOLANDELI DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1413661 - RAYZA SARMENTO DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 16:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2