Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELE DE AMORIM BOTELHO

DISCENTE: GABRIELE DE AMORIM BOTELHO
DATA: 16/03/2020
LOCAL: MINIAUDITÓRIO PPGA

GUARDIÕES KORIABO: A cultura material e suas diferentes formas de ressignificações em "itá"

Memória; Identidade; Amazônia; Patrimônio Cultural; Forte de Gurupá.

ÁREA: Arqueologia

Denominada de Itá pelo antropólogo Charles Wagley, a cidade de Gurupá (Marajó) reúne elementos significativos da história indígena e colonial da Amazônia, tornando-se um campo fértil para discussões em torno do patrimônio cultural. A partir de relatos dos moradores locais são abordadas constantemente as permanências e ressignificações pertinentes ao Forte Santo Antônio de Gurupá e dos elementos identitários locais, são eles, “Mariocay”, que faz alusão às narrativas históricas de uma Gurupá indígena dos tempos coloniais holandeses, e “Koriabo”, um complexo cerâmico identificado nas pesquisas arqueológicas da região, se relacionando às extensivas redes indígenas e esferas de interação pré-coloniais. De uma maneira mais ampla, pretendo compreender as relações patrimoniais que decorrem da pesquisa arqueológica, tendo como foco analítico principal os gurupaenses e sua relação com o projeto OCA (Projeto interdisciplinar do Museu Paraense Emílio Goeldi, com foco central na arqueologia e mudanças socioambientais). Busco dar ênfase as diferentes maneiras que os habitantes de Gurupá se conectam aos vestígios do passado na atualidade.

Externo à Instituição - CRISTIANA NUNES GALVÃO DE BARROS BARRETO
Interno - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Externo à Instituição - HELENA PINTO LIMA
Interno - 1553704 - JULIA OTERO DOS SANTOS