Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS AUGUSTO PALHETA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS AUGUSTO PALHETA BARBOSA
DATA: 18/11/2019
LOCAL: SALA 02 PPGA/LAANF

As cavidades naturais escolhidas por ocupações antigas na Serra de Carajás: o caso do Platô n1

Arqueologia amazônica, Amazônia, Carajás, cavidades naturais, escolhas culturais.

ÁREA: Arqueologia

Pesquisas arqueológicas têm revelado inúmeras informações sobre a ocupação humana antiga em Carajás, região pertencente à Amazônia brasileira e localizada no sudeste do Estado do Pará no Brasil. Os dados obtidos permitem levantar questões sobre as formas que os grupos humanos ocuparam e interagiram com seu ambiente em função de fatores culturais e econômicos.  As pesquisas na região mostram que os sítios arqueológicos em cavidades naturais, tiveram usos diferenciados como: lugar para uso doméstico, lugar para atividades de caça e lugar de uso cerimonial. Porém, observamos que a combinação de certas características físicas, ambientais e espaciais das cavidades, foi decisiva para que fossem escolhidas para uma determinada finalidade. Então a nossa proposta é apresentar algumas informações obtidas em pesquisas realizadas em um dos platôs da Serra Norte em Carajás, o platô N1, destacando evidencias que apontam como as escolhas de cavidades por grupos humanos no passado podem ter sido definidas nessa região.

Presidente - 2680650 - DIOGO MENEZES COSTA
Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ TAVARES MARQUES
Externo à Instituição - HELENA PINTO LIMA
Interno - 1640279 - MARCIA BEZERRA DE ALMEIDA