Banca de DEFESA: JOEL PANTOJA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOEL PANTOJA DA SILVA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: MINIAUDITÓRIO PPGA

Patrimônios, narrativas e encantaria no Marajó

Patrimônio. Religiosidade. Narrativa. Patrimônios do fundo. Amazônia.

ÁREA: Antropologia

O arquipélago do Marajó se localiza, no norte do Pará, entre a entrada e saída flúvio-marinha da foz do rio Amazonas, perfazendo trajetos marítimos da sua embocadura na parte oriental (leste) por contatos fluviais de confluências da Baia de Marajó com o oceano Atlântico e a parte ocidental (oeste) em direção ao rio Tocantins rumo ao interior da região marajoara. Neste estudo, analiso os sentidos de patrimônios expressos em narrativas da cultura de tradições orais, na Amazônia Marajoara, em particular nos municípios em fronteiras como Melgaço, Breves, Portel, Bagre e Gurupá, constituídos a partir de narrações, não só com um meio de comunicação, mas como patrimônio cultural que se revela através da fala e construído em práticas sociais, gestos, religiosidades e costumes trazendo as concepções de dimensões culturais de patrimônios do fundo em narrativas dos habitantes. Assim, o objetivo deste estudo consiste em compreender e etnografar os significados culturais de patrimônios atribuídos pelos moradores do ocidente marajoara – Melgaço, Breves, Portel, Bagre e Gurupá, em zonas de interações com a crença em lugares de habitações dos encantados, cujas narrativas desvelaram significações de patrimônios do fundo formados em narrações de tradições orais dos habitantes destes municípios. Nessa direção, utilizamos a produção da etnografia nas compreensões dos patrimônios entre os moradores, que se constituem pela natureza da pesquisa de maneira multisituada, em interfaces com uma concepção Foucaultiana de análise das narrativas orais e escritas, desvelamos histórias de patrimônios culturais, além de narrativas orais que constroem, em suas dispersões e regularidades, sentidos de cidades encantadas em interfaces com cidades terrenas, sem separação entre o imaginário e o real, produzindo sentidos de patrimônios do fundo configurados pelos lugares de habitações dos seres encantados.

Interno - 1805399 - AGENOR SARRAF PACHECO
Externo à Instituição - DANIEL ROBERTO DOS REIS SILVA
Presidente - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Interno - 1354943 - FLAVIO BEZERRA BARROS