Banca de DEFESA: AMAURI ASSIS MATOS

DISCENTE: AMAURI ASSIS MATOS
DATA: 30/04/2019
LOCAL: SALA 02 PPGA/LAANF

As Indústrias Líticas do Sítio Gruta Garganta da Jararaca, Carajás (PA)

Tecnologia Lítica, Cadeia Operatória, Caçadores Coletores

ÁREA: Arqueologia

O objetivo do trabalho é apresentar um estudo tecnológico da  indústria lítica de caçadores coletores do sítio: Garganta da Jararaca, que está localizado na região de Carajás-PA. A metodologia que irá guiar os estudos é aquela que foi desenvolvida no século XX, pela Escola Francesa Clássica, baseada no conceito de Cadeia Operatória, onde o objetivo é tentar entender todo o processo de fabricação de um objeto deste a escolha da matéria-prima às técnicas aplicadas, as atividades em que esse objeto foi utilizado e até mesmo porque foi descartado, assim sendo fazer um histórico de vida desse objeto. Neste caso a descrição dos processos técnicos tem sua base nos sistemas produtivos de fabricação onde os princípios químicos e físicos são articulados entre si para dar vida aos objetos, pois esses vestígios guardam nas suas estruturas comportamentos técnicos que foram aplicados por nossos antepassados. Assim sendo esses objetos foram produzidos em um contexto espacial, junto com outros objetos dentro de um contexto simbólico, provocando várias formas de relações internas.

Interno - 2680650 - DIOGO MENEZES COSTA
Externo à Instituição - GRÉGOIRE ANDRÉ HENRI GHISLAIN VAN HAVRE
Interno - 1297303 - HILTON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS PEREIRA MAGALHÃES