Banca de DEFESA: ROSANGELA MARQUES DE BRITTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
DATA: 28/08/2014
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO PPGA
TÍTULO: Os usos do espaço urbano das ruas e do patrimônio cultural musealizado na “esquina” da “José Malcher” com a “Generalíssimo”: itinerários de uma antropóloga com uma rede de interlocutores no Bairro de Nazaré (Belém-PA)
PALAVRAS-CHAVES: Espaço Urbano e Social. Itinerários urbanos. Habitus. Memória Individual e Coletiva. Redes de conversações. Fronteiras. Museu da Universidade Federal do Pará
ÁREA: Antropologia
RESUMO: Esta tese tem como objeto de pesquisa os itinerários urbanos de deslocamentos das pessoas em suas práticas culturais e espaciais cotidianas ao andar, trabalhar, morar e experienciar seus tempos livres e de lazer no espaço urbano das ruas do bairro de Nazaré, na cidade de Belém do Pará. O marco visual da paisagem urbana é o “Palacete Montenegro”, que abriga o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) desde 1984. Os loci da pesquisa localizam-se no entorno deste patrimônio histórico musealizado, a partir do qual foi traçado um raio de observação e de interação que delineia os cenários da pesquisa. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender as práticas sociais e culturais que configuram e reconfiguram os sentidos e significados atribuídos aos espaços de vida cotidiana e os transformam em lugares praticados. Pretendo descrever o fenômeno das temporalidades da memória dos lugares, desvelados pelos indivíduos e grupos urbanos em seus itinerários nas ruas do bairro de Nazaré e no MUFPA, buscando entender as mudanças e permanências das paisagens locais, a fim de estudar as dinâmicas sociais dos atores que frequentam o entorno da edificação e as exposições museológicas realizadas naquele museu. Outro objetivo refere-se à materialização das gramáticas nativas de rua, bairro, patrimônio histórico musealizado e dos usos do tempo livre e de lazer. A etnografia realizada durante oito meses mapeou as práticas espaciais e teceu uma rede de conversações sobre as memórias de indivíduos e grupos em suas experiências de usos dos espaços e lugares, a partir dos relatos de quatro moradores, cinco trabalhadores de rua, nove funcionários do museu e trinta e três visitantes agendados a duas exposições temporárias. Os itinerários urbanos foram compreendidos como experiências particulares a partir das “províncias de significados” reconstituídos pelas conversações com os interlocutores sobre as memórias de suas práticas espaciais. Filio-me à tradição das pesquisas em sociedades contemporâneas, baseada na “antropologia de grupos urbanos” e “antropologia na cidade”, e aos métodos da “etnografia de rua” e da “etno(auto)biografia”. As técnicas utilizadas foram a observação participante, nos locais pré-determinados e a “observação flutuante”, nos itinerários das ruas. A pesquisa de campo foi realizada nas ruas e no MUFPA, especificamente no seu jardim e nas salas do palacete que abrigam as exposições temporárias e a exposição permanente, na “Sala da Memória”. Na pesquisa documental constaram a edificação, objetos, imagens e o acervo sob a guarda da Biblioteca e da Coordenação de Acervo e Documentação do museu, além das fontes bibliográficas. Aos dados qualitativos gerados pela pesquisa foi incorporado o levantamento quantitativo do público visitante do museu entre 1986-2013. Os instrumentais aplicados foram entrevistas, questionários, registros fotográficos e da paisagem sonora. Outro instrumental aplicado foi a elaboração de mapas, como “geografias das ações” das lembranças dos “lugares da memória” dos meus familiares e de uma amiga, além de três moradores do bairro, do proprietário da banca de revistas e de dois artistas visuais que tiveram interação com o MUFPA em situações sociais e acontecimentos familiares e artísticos.
Externo ao Programa - 1152698 - ALDRIN MOURA DE FIGUEIREDO
Externo à Instituição - ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA
Interno - 2153603 - EDNA FERREIRA ALENCAR
Presidente - 1505830 - FLAVIO LEONEL ABREU DA SILVEIRA