Banca de DEFESA: EDIMAR ANTONIO FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIMAR ANTONIO FERNANDES
DATA: 14/11/2018
LOCAL: SALA DA CONGREGAÇÃO/IFCH

Políticas Afirmativas para Povos Indígenas – sob o olhar dos protagonistas

Políticas Afirmativas; Ensino Superior; Povos Indígenas; Protagonismo Indígena.

ÁREA: Antropologia

A formação em nível superior é uma das possibilidades pensadas pelos povos indígenas como superação das relações assimétricas e coloniais que se estabeleceram historicamente, a qual vem sendo requerida frequentemente pelas lideranças tradicionais e políticas, que entendem a obtenção da graduação como um dos caminhos para alcançar a autonomia das comunidades, pois os conhecimentos adquiridos, criam condições adequadas ao direcionamento dos projetos comunitários. A demanda crescente por espaços no ensino superior trazem consigo problemas relativos à formação deste novo público, que dizem respeito ao ingresso, permanência e sucesso de povos indígenas. Tenta-se na tese constatar a existência de protagonismo indígena verificando as formas como ele desponta entre os indígenas estudantes que lutam para garantir a formação em nível superior na Universidade Federal do Pará. A proposta demanda a produção de texto alinhado às perspectivas dos povos indígenas e a adequação das Políticas de Ações Afirmativas a partir do que é requerido pelos movimentos indígenas a partir das aldeias e internamente à Instituição que nos acolhe. Assim sendo, os depoimentos indígenas colhidos, em conversas com finalidade e em eventos diversos, é suporte do trabalho, realizado por intermédio da escuta atenta dos indígenas discentes e das lideranças tradicionais e políticas. Ouvir os “parentes” permitiu conhecer a realidade vivida por eles, os problemas existentes, as discriminações sofridas, as (im)possibilidades de continuação dos cursos que os não indígenas chamam de evasão escolar. A escuta favoreceu a compreensão das diferentes estratégias e do protagonismo indígena no enfrentamento das dificuldades, ampliando e relativizando a minha participação no cotidiano acadêmico, na verdade fui um participante observador, com os quais a Antropologia vem lidando nas últimas décadas, afinal estamos em cena.

Interno - 1152703 - CRISTINA DONZA CANCELA
Interno - 573.076.107-44 - ELIANE CANTARINO ODWYER - UFF
Externo ao Programa - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Presidente - 326947 - JANE FELIPE BELTRAO