Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX BATISTA SILVA

A educação escolar e os Tembé de Santa Maria do Pará

Povo Tembé; Valores Socioculturais; Educação Escolar Indígena Diferenciada

ÁREA: Antropologia

O estudo tem como objetivo desenvolver um diálogo sobre as características atuais e a realidade do desenvolvimento educacional do nosso povo Tembé de Santa Maria do Pará, levando como princípios os valores socioculturais, a fim de mantê-los na nossa educação escolar que queremos. Foram grandes as perdas e os reflexos deixados na história de nossos antepassados, dos quais, sucederam em eventos que se manifestam até hoje em nosso meio, como o sentimento de preconceito, já vividos por mim e por muitos parentes, sejam eles institucionais ou não, como a preocupação na manutenção de nossa cultura, em garantir nossa educação escolar indígena e diferenciada. São grandes, os meios, pelos quais podemos desconstruir essa concepção de “silenciamento” que se perdurou a muitos anos, bem como, as forças políticas que se contrapõem as nossas demandas, buscando enfraquecer nosso movimento. O processo de “homogeneização” que estamos passando, se caracteriza pelos reflexos deixados em períodos coloniais, onde nossos antepassados viveram a política integracionista do estado, mudando, aos poucos, nossos hábitos, e nos oferecendo uma educação indiferente a que costumávamos viver. O contato com os “karaiu(homem branco) tornou-se inevitável, estamos em constante convívio com eles, é por tais relações, que há a preocupação de mantermos nossa cultura em nosso meio, buscando cada vez mais praticá-la. E reconhecemos que a educação escolar indígena e diferenciada venha ser o meio ideal para ensinarmos cada vez mais, curumins conhecedores de nossa cultura, na preservação de nossa Y´wy Nehí (Terra mãe). Nós, Tenetehara, lutamos para que nossa cultura seja preservada, mantida em nosso meio, assim como o conhecimento de zanemá-é nepecó (nossa língua) quando formos pênec (dançar) e zé-e-háre (cantar). A finalidade da dissertação é analisar os sentidos e significados da educação como processo construtor de uma educação que busca atender as especificidades do nosso povo. Este estudo, possui uma composição teórico metodológica, onde compreende uma formação contínua de procedimentos baseados nas narrativas, etnografias e história oral do meu povo. Alguns interlocutores já puderam ser ouvidos para a coleta das narrativas orais, assim como a observação etnográfica do nosso território.

Interno - 326947 - JANE FELIPE BELTRAO
Presidente - 2316255 - KATIANE SILVA
Externo à Instituição - RHUAN CARLOS DOS SANTOS LOPES
Externo à Instituição - ROSANI DE FATIMA FERNANDES