Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA DE FÁTIMA SIMÃO DE MOURA ALCANTARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA DE FÁTIMA SIMÃO DE MOURA ALCANTARA
DATA: 06/08/2018
LOCAL: SALA 02 PPGA

Museus e Periferias: sobre a política cultural brasileira dos pontos de memória

Pontos de Memória. Periferias Urbanas. Antropologia Urbana. Museologia Social.

ÁREA: Antropologia

A pesquisa trata-se de uma investigação sobre os Museus e as Cidades enquanto campos etnográficos da Antropologia, com o interesse de compreender porque comunidades periféricas pelo Brasil escolhem se organizar politicamente por meio dos museus. O estudo se aplica às iniciativas comunitárias de memória e museologia social integradas à Ação-Piloto do Programa Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus. A experiência etnográfica com os grupos envolvidos nesse experimento prático é apreendida por meio de: a) observação participante com três comunidades representativas dentro do território nacional: Terra Firme- PA, Estrutural- DF e Lomba do Pinheiro - RS; b) entrevistas com as lideranças comunitárias envolvidas no Programa Pontos de Memória; c) análise situacional de eventos e situações recorrentes no período de execução da pesquisa. Levando em consideração que os processos museológicos que têm acontecido nas periferias brasileiras partem da vontade política de registro da memória social de grupos que (re) existem e resistem nas cidades, as principais categorias de análise desse trabalho são: Memória, Museu e Periferias Urbanas. Na interdisciplinaridade da Antropologia com a Museologia, busca-se com essa pesquisa contribuir para o estudo das novas modalidades do fenômeno museu na perspectiva antropológica, que têm ganhado força nos últimos anos no Brasil, permitindo ainda avançar na discussão sobre Museologia Social, militando junto aos Pontos de Memória.

Interno - 2680650 - DIOGO MENEZES COSTA
Interno - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Externo ao Programa - 1714097 - LUZIA GOMES FERREIRA
Externo à Instituição - REGINA MARIA DO REGO MONTEIRO DE ABREU