Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANNE NUNES DA SILVA CAETANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANNE NUNES DA SILVA CAETANO
DATA: 10/10/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO IFCH

“Com” Bolsa e “Sem” Bolsa:

O Programa Bolsa Familia e o modo de vida ribeirinho na comunidade Santa Luzia – (Marajó-Pará)

Programa Bolsa Família; modo de vida; Marajó; Amazônia; alimentação; educação.

ÁREA: Antropologia

O presente texto é o resultado parcial da pesquisa de doutorado em andamento intitulada “Com” Bolsa e “Sem” Bolsa: o Programa Bolsa Família e o modo de vida ribeirinho na comunidade Santa Luzia – (Marajó-Pará). A problemática deste trabalho busca elucidar: Quais as influências do Programa Bolsa Família no modo de vida, especificamente na alimentação e educação, de beneficiários ribeirinhos da Comunidade Santa Luzia/Marajó/Pará? Como campo teórico metodológico utilizei o método etnográfico, seguindo os padrões de uma pesquisa qualitativa, com análise situacional, pesquisa bibliográfica, documental, tendo como técnicas de coleta de dados, a observação participante, entrevistas e uso de imagens, dentro do período de 2015-2016, primeiramente contando com uma visão geral de 81 moradores beneficiários do PBF, em seguida mais especificamente com 12 moradores/beneficiários, 01 Agente de Saúde (ACS), 01 Coordenadora do Sistema Presença em Breves e 03 professoras pertencentes a escola da comunidade. Neste momento, os primeiros resultados mostram influências significativas no modo de vida dos moradores/beneficiarios em Santa Luzia, o que me impulsiona a intensificar e aprimorar mais ainda o desenvolvimento desta investigação, pois acredito que a mesma poderá contribuir futuramente em estudos vindouros a respeito desse tema devido a sua relevância social e acadêmica para a melhor compreensão de aspectos que modificam o cotidiano dessas populações rurais/ribeirinhas na região do Marajó.

Interno - 1805399 - AGENOR SARRAF PACHECO
Interno - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Presidente - 1354943 - FLAVIO BEZERRA BARROS
Interno - 325725 - ROSA ELIZABETH ACEVEDO MARIN