Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA RAMOS NEVES DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA RAMOS NEVES DE CASTRO
DATA: 10/08/2017
LOCAL: MINIAUDITORIO PPGA

Gosto e sociação em uma feira de Belém

Feira; Gosto, Sociação, Sensibilidades

ÁREA: Antropologia

O trabalho pretende abordar a questão do gosto e de como este contribui na conformação das formas sociais; para compreendermos o gosto utilizamos como objeto de estudo a feira do Guamá. A princípio, pensamos o gosto como algo que, intersubjetivamente, corrobore para nossas escolhas, da mesma maneira corroborando para as escolhas de quem vive a feira do Guamá. Intuímos que o gosto nos impulsiona a fazer escolhas, aparentemente, objetivadas por outro e qualquer motivo, como, por exemplo, com a necessidade de ganhar dinheiro para comer, para morar, para viver. Mas pensamos que o gosto pode, também, ser causa e efeito dos sentidos do corpo, do gosto produzido e produtor do olfato, da visão, da audição, do paladar e do tato. Assim, procuro entrever de que maneira os sentidos, e a sinestesia, corrobora para a conformação do gosto; de como, também, a cultura material corrobora para esta construção. O trabalho ainda está em andamento, portanto este resumo ainda não o sintetiza.

Externo ao Programa - 1899199 - ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA
Externo ao Programa - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Presidente - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Interno - 1640279 - MARCIA BEZERRA DE ALMEIDA