Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA CRISTINA DE OLIVEIRA AZULAI

DISCENTE: LUCIANA CRISTINA DE OLIVEIRA AZULAI
DATA: 16/03/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO IFCH

Do Jardim ao Museu: um estudo da coleção de Arqueologia Urbana do Museu da Universidade Federal do Pará- MUFPA

Arqueologia urbana, Museu da UFPA, Coleção, Cultura Material e Patrimônio.

ÁREA: Arqueologia

O trabalho pretende abordar o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa do curso de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPA intitulado “Arqueologia Urbana: uma relação do passado e do presente no Acervo Arqueológico do Museu da UFPA”. A pesquisa tem como objeto de estudo a Coleção de Arqueologia Urbana que está sob a guarda e conservação do Museu da Universidade Federal do Pará - MUFPA, instalado no Palacete Augusto Montenegro, um casarão histórico da cidade de Belém, construído no início do século XX que serviu de residência ao ex-governador do Estado do Pará, Augusto Montenegro. A coleção de Arqueologia Urbana do MUFPA é composta por um conjunto de vestígios arqueológicos encontrados durante a reforma do jardim do Museu. Dentre os objetos encontrados há uma diversidade de fragmentos de louças, vidros, cerâmicas, metais, entre outros. Parte-se da ideia de que esses objetos apesar de não terem sido encontrados de forma convencional como é realizado em escavações arqueológicas, apresentam uma considerável significância por se tratarem de vestígios que integram um sítio urbano e histórico da cidade de Belém. Neste sentido, através do estudo desses objetos, o objetivo geral da pesquisa é a investigação baseada na cultura material que compõe a coleção arqueológica, bem como busca entender sua trajetória até a formação da coleção dentro do Museu. A pesquisa também objetiva compreender as mudanças ocorridas na paisagem do local onde os objetos arqueológicos foram encontrados, procurando estabelecer possíveis diálogos entre as relações existentes nesse espaço e a importância para o Patrimônio Cultural da cidade.

Presidente - 2680650 - DIOGO MENEZES COSTA
Externo ao Programa - 1028878 - HUGO MENEZES NETO
Interno - 1640279 - MARCIA BEZERRA DE ALMEIDA
Interno - 2360383 - RENATA DE GODOY