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Banca de DEFESA: HAIENY NAZARE REIS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAIENY NAZARE REIS SANTOS
DATA: 06/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Audio Visual LAANF
TÍTULO:

Modos de perceber e representar o ambiente e o espaço no ensino de Geografia realizado por Professores Indígenas Tembé da Aldeia Cajueiro - Paragominas - PA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, Educação Escolar indígena, Geografia, Percepção ambiental, Tembé. 


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

O trabalho analisa as práticas educativas dos professores indígenas Tembé da aldeia Cajueiro, localizada na Terra indígena Alto Rio Guamá, município de Paragominas, no ensino da disciplina Geografia, no contexto da Escola Municipal Maria Francisca Tembé . A pesquisa buscou compreender como se dá a articulação entre a educação escolar indígena e as práticas educativas presentes nos processos de transferência de saberes, que caracterizam a educação indígena que é realizada pelos moradores da aldeia. Para isso, buscou-se compreender como os moradores percebem o espaço geográfico, a concepção sobre o território e os vários sentidos que estes possuem; sua cosmografia que inclui o mundo material, seres da natureza e também o mundo espiritual, onde a agência de seres extra-humanos é considerada na delimitação das fronteiras do território e dos espaços de atuação. O conhecimento desses diferentes espaços, e da agencia desses diferentes seres alterando e delimitando fronteiras, foi importante para compreender as percepções sobre o ambientes e formas de interação com a natureza, e como tudo isso é representado e adaptado no ensino da Geografia realizada em sala de aula. A pesquisa foi realizada com utilização de vários métodos para a coleta dos dados, que inclui a observação participante, realização de entrevistas e metodologias participativas, como a elaboração de mapas, e observação das práticas educativas dos professores dentro e fora da escola. A pesquisa permite concluir que a educação escolar indígena não pode ocorrer sem a participação de todos os membros da comunidade, e sem levar em consideração o conhecimento e respeito às categorias e conceitos locais. Ou seja, é necessário compreender categorias e conceitos Tembé que configuram sua geografia, para perceber como são utilizados no processo educativo que ocorre no espaço da escola, que é realizado pelos professores indígenas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153603 - EDNA FERREIRA ALENCAR
Interno - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Interno - 1354943 - FLAVIO BEZERRA BARROS
Externo à Instituição - JOELMA CRISTINA PARENTE MONTEIRO ALENCAR
Externo ao Programa - 328040 - MARIA GORETTI DA COSTA TAVARES
Notícia cadastrada em: 21/02/2017 10:53
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