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Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERALDO DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERALDO DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 05/04/2016
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO IFCH
TÍTULO:

 

A Técnica Além do Tempo


PALAVRAS-CHAVES:

Arqueologia histórica, Técnica de lascamento, fragmentos de vidro.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
RESUMO:

A persistência leva a perfeição, ditado comum quanto aos efeitos disciplinar em uma atividade, mais ainda às relacionadas às práticas manuais decorrentes de séries de movimentos controlados – técnico – consciente e automático que ocasiona padronização de seus produtos. Essas práticas são permeadas pela tríade persistência, regularidade e controle dos movimentos, assim a forma de um artefato é fruto do conhecimento técnico aplicado regularmente e dependente da habilidade do artesão, também influenciado por processo de aprendizagem o julgado seu padrão por encargos da sociedade no duelo entre a habilidade do artesão e os padrões do grupo. Assim sendo a aplicação do conhecimento técnico na transformação de uma matéria caracteriza-se como a intercessão entre o natural e o cultural interligado entre a habilidade do artesão e seu universo social, configurando o aspecto cultural de um grupo em termos tecnológicos, sendo o indivíduo/artesão não somente passivo do seu meio. A habilidade manual ocasiona a simetria formal dos produtos como sua falta o inverso, sem simetria não há estética e o conteúdo é responsável por causar sentimentos emocionais, logo às vezes encontrado restrito na mente do artesão. A compreensão de um artefato seguindo a forma buscando o conteúdo numa perspectiva descritiva quando se está preocupado com questões analíticas é limitada. Como buscar conteúdo, no sentido de representação de um artefato quando seu produtor não mais existe? Como buscar conceitos de forma, padrão, simetria apenas através do sentimento emocional que essa tríade causa? A categoria analítica competente para compreender esse processo entre forma e conteúdo nos artefatos arqueológicos que utilizam a técnica do lascamento em sua produção, penso, deve versar sobre preceitos tecnológicos. Esta pesquisa se debruça sobre fragmentos de vidro provenientes de uma antiga plantation no Norte do Brasil (Sítio Engenho do Murutucu) em Belém, que apresentam reciclagem por lascamento para produção de instrumentos e como ensejo procura aplicar a tais fragmentos uma análise baseada em pressupostos técnicos privilegiando as capacidades do sujeito produtor de tais peças.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAIDE DE PAULA MORAES
Presidente - 2680650 - DIOGO MENEZES COSTA
Interno - 1640279 - MARCIA BEZERRA DE ALMEIDA
Interno - 851.398.741-72 - RENATA DE GODOY - UFPA
Externo à Instituição - SIBELI APARECIDA VIANA
Notícia cadastrada em: 29/03/2016 09:39
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