Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA CAROLINA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA CAROLINA VIEIRA
DATA: 17/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO:

Projetos de Carbono REDD/REDD+ no interior da Amazônia brasileira: natureza e sistemas sociais locais face às demandas do mercado climático do carbono – Portel, Pará, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:
Projetos de Carbono; Portel; Povos e Comunidades Tradicionais; Mercado de Carbono; Mudanças climáticas; Sociobiodiversidade; Antropologia Ecológica.

PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Os projetos de carbono dos tipos REDD e REDD+ foram criados pela Organização das Nações Unidas como tecnologia econômica de redução do carbono na atmosfera por meio da preservação florestal conciliada ao envolvimento social local. Constituem-se em uma das respostas às demandas da atual agenda climática, estabelecendo-se em áreas de grande cobertura florestal, usualmente territórios de povos e comunidades tradicionais. A partir de campo etnográfico prolongado e de observação participante em ambientes civis, empresariais e governamentais; da análise de documentos do poder público; literatura cinzenta e materiais audiovisuais publicizados, a pesquisa intentada objetiva o exame das relações ecológicas entre os diferentes sistemas sociais locais do município madeireiro de Portel, integrante da Mesorregião do Marajó, Pará, com os elementos naturais no bioma amazônico – especialmente a floresta – uma vez os ali vigentes projetos REDD/REDD+. Volta-se para a compreensão do cenário ambiental histórico e atual de Portel, observando as articulações sociais e culturais; mapeia as inter-relações entre a realidade ecológica vigente e os conjuntos sociais presentes – grupos tradicionais, população urbana, governança local, grupos empresariais exógenos – visando a compreensão das dinâmicas nas tomadas de decisão sobre o ambiente, território, direito dos povos e comunidades tradicionais e economia uma vez a implementação dos projetos; destacando-se as atividades, processos e sistemáticas que envolvem a materialidade do mercado de carbono em Portel de maneira situacionalizada ao ambiente amazônico florestal e tradicional. Intenta reflexionar sobre os usos dos elementos naturais, os discursos sobre a natureza, a política municipal e a economia verde, a sensibilização de direitos consuetudinários e os conflitos ontológicos na relação entre ribeirinhos, a floresta e a produção da vida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALFREDO WAGNER BERNO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2244124 - ELIANA TELES RODRIGUES
Interno - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Interno - 1354943 - FLAVIO BEZERRA BARROS
Interno - 1297303 - HILTON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JURACY MARQUES DOS SANTOS
Presidente - 325725 - ROSA ELIZABETH ACEVEDO MARIN
Notícia cadastrada em: 11/10/2023 15:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1