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Banca de DEFESA: ALEX BATISTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX BATISTA SILVA
DATA: 02/05/2022
HORA: 14:30
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO:

“A nossa escola já é a nossa aldeia”: Construção política da educação escolar Tembé/Tenetehar das aldeias Jeju e Areal na Antropologia


PALAVRAS-CHAVES:

educação escolar indígena; narrativas; aspecto social interétnico; etnografia; construção política indigenista; atividades educacionais.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir das discussões feitas com o meu povo Tembé Tenetehar de Santa Maria do Pará nas aldeias Jeju e Areal. Seu propósito é construir uma pesquisa participativa, qualitativa, etnográfica e de campo com os meus parentes. As mudanças sociais, econômica, religiosa e política, moldam um aspecto social interétnico, juntamente com a sociedade ocidental e essa relação social entre o Karaiw (não indígena) e nosso povo Tembé configuram um determinado meio de sociabilidade e de demanda política, e com ela a educação escolar e a educação escolar Tembé/Tenetehar, essas são as categorias elencadas dentro da pesquisa, na qual tratará de desenvolver uma discussão seguindo a trajetória de luta dentro da perspectiva de construção política de implementação educacional do nosso povo, onde os parentes colaborarão com suas narrativas de percepção que possuem sobre a educação escolar tembé/tenetehar que queremos, e sua importância para a resistência do nosso povo, considerando o processo de socialização e equilíbrio entre ambos, sociedade Karaiw e povos indígenas. A estrutura desta pesquisa é uma etnografia, onde os interlocutores transmitem suas narrativas que possibilitam reunir os dados necessários, bem como a transcrição de documentos e mídias da pesquisa de campo. Os instrumentos usados para esta pesquisa são: os documentos dos arquivos da Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará; as decisões tomadas na audiência com o Ministério Público Federal (MPF) que traz em inédito a tramitação do Inquérito Civil Público da construção das duas escolas nas duas aleias; a Conferência de Educação Escolar Indígena Local das Aldeias Jeju e Areal e Regional e as ATAS das reuniões extraordinárias das lideranças indígenas, esses instrumentos usados serão fontes de embasamento para o diálogo sob a sustentação bibliográfica levantada. Por fim, a pesquisa faz uma mostra das atividades educacionais Tembé, executadas pelos próprios parentes como forma de resistência cultural, onde o denominamos como Ensino Intercultural Tembé (ENSITE).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2296797 - ANGELA MAY STEWARD
Interno - 573.076.107-44 - ELIANE CANTARINO ODWYER - UFF
Presidente - 2316255 - KATIANE SILVA
Interno - 744.885.202-78 - NAYARA DA SILVA CAMARGO - UnB
Externo à Instituição - ROSANI DE FATIMA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 28/04/2022 15:48
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