Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO CALDERARO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO CALDERARO ROCHA
DATA: 11/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: AMBIENTEL VIRTUAL
TÍTULO:

Corpo, Sexualidade e diferenciação de gênero no ritual do Daime no CICLUJUR-PA em Santa Izabel-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo; Gênero; Sexualidade; Ritual; Ayahuasca


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Este texto disserta sobre a produção da diferenciação de gênero e da sexualidade nos corpos a partir da análise do ritual da Doutrina do Daime, manifestação religiosa baseada no consumo da bebida psicoativa ayahuasca, iniciada durante os anos de 1930 na capital do Estado do Acre, Rio Branco. A partir da participação e observação dos rituais e do cotidiano da comunidade do “Centro de Iluminação Cristã Luz Universal de Juramidã Pará – CICLUJUR-PA” situado em Santa Izabel-PA, realizo uma leitura da Doutrina do Daime como uma tecnologia que reproduz os efeitos dos ritos da sociabilidade nos corpos dos participantes membros afiliados, os fardados.

Retomo a trajetória de fundação da Doutrina em Rio Branco-AC, os rituais e seus elementos, o movimento de expansão territorial do culto, e em seguida, inicio com a minha experiência de envolvimento na comunidade onde foi desenvolvida a pesquisa de campo, pormenorizando as cerimônias e os eventos que considero mais relevantes para o objetivo desta exposição. Meu principal ponto é a problematização da marcada distinção dos participantes em homens e mulheres dentro dos ritos e a reflexão sobre a relação deste aspecto com uma possível construção da pessoa fardada. Esboço algumas reflexões que resultaram desta trajetória e também foram motivadas pelas leituras da produção antropológica clássica e contemporânea.

Tangencio alguns questionamentos relacionados às minhas participações nos rituais, ingerindo o Daime, ao invés de manter uma postura de vigília. Indagarei sobre os afetos aos quais fui exposto em consequência da postura adotada, evidenciando os aspectos da relação “pesquisador-psicoativo-interlocutores”, demonstrando que este caminho pareceu-me pertinente para o evidenciamento da disciplina, dispositivo-chave para o funcionamento da relação dos rituais com a produção de identidade e alteridade de gênero, de idade e de sexualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2279514 - BEATRIZ DE ALMEIDA MATOS
Interno - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Externo ao Programa - 1505830 - FLAVIO LEONEL ABREU DA SILVEIRA
Externo à Instituição - ISABEL SANTANA DE ROSE
Presidente - 1553704 - JULIA OTERO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 10/03/2022 07:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1