Banca de DEFESA: JOSETE LEAL DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSETE LEAL DIAS
DATA: 31/08/2013
LOCAL: IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
TÍTULO: COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE NÚMEROS FRACIONÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professor, Matemática Cultural, Coletivo de Pensamento, Conhecimento da Matéria, Números Fracionários.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: Esta pesquisa tem como um dos seus objetivos investigar como os professores de Matemática expressam sua compreensão sobre números fracionários tendo em vista proporcionar ao estudante conhecimento significativo. A partir da revisão da literatura este estudo foi circunscrito em duas vias: uma endógena onde trago as contribuições de Kieren (1976) e Nunes et al (2003) compreendendo números fracionários a partir dos significados parte-todo, número, operador multiplicativo, medida e quociente. Esses significados foram assumidos a partir de Vergnaud (1990) como um conjunto de situações que dão sentido ao conceito de números fracionários. A outra via, exógena, por meio das contribuições da sociologia do conhecimento segundo Fleck (1976) e da Matemática Cultural por Alan Bishop (1990). Essas duas vias foram selecionadas no intuito de responder: Que compreensão os professores de Matemática manifestam ao enfrentarem um conjunto de situações envolvendo números fracionários? Participaram deste estudo vinte e um professores das redes pública e privada com mais de três anos de experiência no sexto ano do Ensino Fundamental. O estudo contou com a aplicação de um teste diagnóstico com no mínimo duas secções para cada participante contendo quinze questões envolvendo os significados de números fracionários. Os dados foram analisados mediante as categorias: invariante operatório, os cinco significados, dinâmica comunicativa. Como resultado foi possível indicar que do ponto de vista endógeno os professores compreendem números fracionários na dependência dos significados parte-todo e operador multiplicativo, e do ponto de vista exógeno o Círculo Exotérico (os professores participantes) não compreende o objeto em questão como metaconceito, diferentemente do Círculo Esotérico (produções acadêmicas), reforçando assim, a dinâmica comunicativa intracoletiva, que não favorece a escola em geral, nem às práticas pedagógicas em particular, o desenvolvimento de valores como abertura para o ensino de Matemática.
Interno - 325879 - ADILSON OLIVEIRA DO ESPIRITO SANTO
Presidente - 328143 - FRANCISCO HERMES SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFRN
Externo à Instituição - NELSON ANTONIO PIROLA - UNESP