Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO SERGIO SILVA ARAUJO

DISCENTE: FRANCISCO SERGIO SILVA ARAUJO
DATA: 13/05/2013
LOCAL: CAMPUS UNIVERSITÁRIO - BELÉM
TÍTULO: Inovação Tecnológica versus Crescimento Econômico: Reflexos Sobre a Economia Local .
PALAVRAS-CHAVES: Inovação Tecnológica, Polo Industrial de Manaus, Crescimento Econômico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Os novos modelos de crescimento econômico levam, explicitamente, em consideração os fatores subjacentes à mudança técnica e inovação tecnológica como fontes à determinação do crescimento econômico. No entanto, inúmeros elementos relacionados aos principais teóricos econômicos da escola clássica e neoclássica já haviam, mesmo que incipientemente e de maneira estática, se referido ao fenômeno da inovação em suas análises do comportamento econômico. Com Schumpeter e, posteriormente, mais decisivamente com os Evolucionários os contornos subjacentes à inovação tecnológica ganharam uma roupagem mais dinâmica, passando a ser parte importante dentro da perspectiva de crescimento econômico. Nesse sentido, a concentração geográfica de aglomerados industriais, sejam Clusters, Distritos Industriais, Polos Industriais ou APLs, passam a se constituir como um mecanismo integrante e determinante desse processo o qual envolve inovação tecnológica e crescimento econômico. Por isso, com base em dados secundários e, posterior, análise descritiva dos indicadores pesquisados, a veracidade da supracitada proposição poderá ser testada junto à realidade do Polo Industrial de Manaus – PIM e deste para com o estado do Amazonas.
Interno - 1631086 - GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS
Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Presidente - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Interno - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS