Banca de QUALIFICAÇÃO: DANUZIA LIMA RODRIGUES

DISCENTE: DANUZIA LIMA RODRIGUES
DATA: 08/05/2013
LOCAL: CAMPUS UNIVERSITÁRIO - BELÉM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E POBREZA INTRA-URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento, Pobreza multidimensional, Região Metropolitana de Belém.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A relação entre crescimento econômico, pobreza e desigualdade tem sido um tema da maior relevância para os estudos que buscam investigar a qualidade dos processos de crescimento ou desenvolvimento econômico. Este projeto de dissertação se propõe a analisar os indicadores básicos de renda e desigualdade, bem como direcioná-los para uma análise que vislumbre uma leitura específica dos dados disponíveis do censo demográfico voltado para a Região Metropolitana de Belém. Tem-se que um dos problemas mais relevantes das análises sobre pobreza no contexto nacional atual, diz respeito à avaliação sobre os desdobramentos e significados concretos dos impactos e da natureza da evolução da pobreza metropolitana vista por uma perspectiva multidimensional, confrontada com uma abordagem tradicional que avalia o significado da pobreza apenas em sua dimensão de renda. Nesse sentido, análises multidimensionais utilizando técnicas de análise fatorial e cluster são propostas aqui tendo em vista uma perspectiva mais ampla e diversa da pobreza focado em aspectos intra-urbanos.
Interno - 1631086 - GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS
Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Interno - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Presidente - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS