Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HEDILENO DA SILVA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEDILENO DA SILVA MONTEIRO
DATA: 07/05/2013
HORA: 15:30
LOCAL: CAMPUS UNIVERSITÁRIO - BELÉM
TÍTULO: MINERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DA MINERAÇÃO (ISM) DE VIANA (2012): UM ESTUDO DE CASO EM BASE OPERACIONAL.
PALAVRAS-CHAVES: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, MINERAÇÃO, INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: O desenvolvimento sustentável é um conceito novo, surgido no final do Século mais dinâmico vivido pela humanidade. Por isso mesmo, sua compreensão e absorção pela sociedade ainda é talvez o primeiro desafio do novo Milênio. Como toda a atividade humana, – econômica, social, cultural, política, etc. – está condicionada à superação deste desafio, que é, em essência, o legado para nossos descendentes, faz-se mister buscar condições para enfrentar estes desafios em prol do planeta. O setor mineral brasileiro foi construído sob uma visão estratégica de desenvolvimento nacional, tendo por base uma política e uma legislação fomentadoras. As preocupações com a preservação do meio ambiente aparecem nos anos 80, embora algumas empresas tenham começado a incorporá-las já na década de 1970. Portanto, torna-se fundamental a incorporação de práticas de gestão para a sustentabilidade na indústria mineral, a fim de minimizar os impactos ambientais inerentes a esta atividade produtiva. Um dos pontos de extrema relevância ao contexto das discussões em voga é, sem dúvida, aquele relativo ao desenvolvimento de indicadores que possam mensurar de forma a mais inequívoca possível, transparente e eficaz, os avanços conseguidos na extração de minérios e metais rumo à sustentabilidade da indústria. Estes indicadores, denominados de "indicadores de sustentabilidade", devem, além de exprimir fatos econômicos e financeiros, já de ampla aplicação nos negócios em geral, buscar expressar fatos ambientais, sociais e institucionais possuindo ampla sinergia com as atividades que procuram medir.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1631086 - GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS
Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Interno - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Interno - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Interno - 396555 - SERGIO LUIZ DE MEDEIROS RIVERO
Notícia cadastrada em: 24/04/2013 10:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1