Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIDELIA CRUZ RAMOS

DISCENTE: FRANCIDELIA CRUZ RAMOS
DATA: 07/05/2013
LOCAL: CAMPUS UNIVERSITÁRIO - BELÉM
TÍTULO: Custos de Recuperação de Área de Preservação Permanente e Reserva Legal em pequenas propriedades rurais da Amazônia por Reflorestamento.
PALAVRAS-CHAVES: Áreas degradadas, Custos, Código Florestal, e Reflorestamento
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A recuperação de áreas degradadas em pequena propriedade do Norte do Brasil já faz parte da realidade dos empresários madeireiros do Município de Dom Eliseu Pará, frente à legislação ambiental. Pois as técnicas de plantio e colheita são feitas a partir do código florestal vigente e com técnicas de reflorestamento. Essas técnicas visam minimizar os impactos ambientais ao meio ambiente, dentro dos princípios da conversação das áreas, e tendo como compromisso recuperar as áreas de plantio durante a plantação e após a extração, dando a estas áreas um novo destino após a exploração. O objetivo da dissertação é estudar qual seria o custo de recuperar áreas degradadas com a finalidade de descriminar o quanto é necessário para custear uma área de pequena propriedade e, que receitas são suficientes para abastecer esse custo. O estudo será feito com os dados de faixas de Áreas de Pequena Propriedade (APP’s) através do Valor Presente Líquido (VPL). Sendo caracterizado a partir de informações do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com os dados da Agricultura da plantação da espécie do Paricá do Município de Dom Eliseu Pará.
Interno - 1631086 - GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS
Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Interno - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Interno - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS