Notícias

Banca de DEFESA: ANA CRISTINA DOS SANTOS MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA DOS SANTOS MORAIS
DATA: 28/01/2020
HORA: 15:00
LOCAL: CAMPUS PROFISSIONAL - ICSA-MP 7
TÍTULO:

 ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL NAS CIDADES MÉDIAS NÃO METROPOLITANAS: UMA VISÃO A PARTIR DO SEGMENTO DA INDÚSTRIA CALÇADISTA NO BRASIL (2007 – 2017).


PALAVRAS-CHAVES:

Aglomeração produtiva; Indústria calçadista; Emprego Formal; Cidades médias.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

As cidades médias brasileiras passaram por um processo de reconfiguração, principalmente, em função da implantação de indústrias que se deslocaram para esses municípios, em grande parte, devido à deseconomias das grandes cidades, como a Região Metropolitana de São Paulo. Nesse sentido, a pesquisa visou verificar o padrão espacial das cidades em pauta, com possíveis agrupamentos que apresentam os principais clusters para a indústria calçadista, nas cidades médias não metropolitanas do Brasil (CMNMB), para o período de 2007 a 2017.  A indústria de calçados no Brasil é um segmento tradicional, porém com significativas transformações ao longo dos anos. Para tanto, nesta pesquisa são consideradas cidades médias no Brasil, os agregados populacionais entre 100 mil e 500 mil habitantes. A metodologia terá um caráter histórico, dedutivo, descritivo, qualitativo e quantitativo.  Foi utilizado o cálculo do Índice de Concentração Normalizado (ICN) com a utilização do método de componentes principais, que apresenta a capacidade de determinada região ou localidade ter potencial aglomerativos da produção. Além disso, utilizou-se do método da Análise exploratória de Dados Espaciais (AEDE), que visa detectar padrões de associação espacial, com base no I de Moran. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se, como principal banco de dados as informações dos estabelecimentos e do emprego na indústria de calçados, obtidos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Deve-se levar em consideração que a finalidade é captar as evidências sobre a evolução dos níveis de concentração da atividade para identificar possíveis aglomerações produtivas nessas cidades. Os resultados mostraram que a taxa de crescimento do emprego foi maior para as CMNM do que para as regiões. Do ponto de vista do ICn as cidades com maior poder de formar aglomerados produtivos pertencem aos estados da Bahia, São Paulo, Ceará e Paraíba. A análise exploratória de dados espaciais mostrou a comprovada a relação de dependência entre algumas cidades médias com municípios vizinhos identificados com padrão Alto-Alto. Portanto é necessário pensar em que visem esses municípios de porte médio, visto que são vetores de atração de investimentos. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Interno - 2491555 - DANILO ARAUJO FERNANDES
Interno - 2423422 - HARLEY SILVA
Externo ao Programa - 2320851 - LEANDRO MORAIS DE ALMEIDA
Externo à Instituição - DIEGO DE MARIA ANDRÉ
Externo à Instituição - WILLIAM EUFRASIO NUNES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 28/01/2020 10:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1