Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR PHILLIP ALBERTH MARQUES DA COSTA

DISCENTE: ARTHUR PHILLIP ALBERTH MARQUES DA COSTA
DATA: 20/09/2019
LOCAL: CAMPUS PROFISSIONAL - ICSA-IP 10 A

AS RELAÇOES DA HÉLICE TRÍPLICE NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAZONAS: a dinâmica de universidade- indústria para o fortalecimento da inovação.

Hélice Tríplice, Sistema Regional de Inovação, Inovação, Instituições, Região Norte.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

O atual cenário econômico está caracterizado pela transição de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento, incorrendo em transformações no contexto econômico pautadas pela intensificação na geração e difusão de inovações em produtos e processos industriais. Esse novo parâmetro tem, norteado cada vez mais, a união dos esforços entre as organizações de determinadas regiões e países na busca por um melhor desempenho econômico. Este trabalho tem como objetivo conhecer os pontos de interações do Sistema Nacional de Inovação (SNI), a partir da sinergia entre as ações das Universidades, Governo e da Indústria de Transformação - de caráter mais específico, nos estados do Pará e Amazonas, - procurando aferir a sua robustez e coerência com o modelo teórico Hélice Tríplice (HT). No HT, essas organizações percebem um processo de fortalecimento, a partir das institucionalidades, que tende a contribuir para a transferência de conhecimento e ambientação do processo de inovação. Com isso, o ambiente que promove mudanças técnicas e organizacionais, destaca-se a universidade empreendedora como instituição de liderança do desenvolvimento social, em especial, o de caráter local. Nesse sentido, para averiguação desse quadro exposto, além de uma revisão bibliográfica de outros artigos que contenham estudos regionais sobre a TH, destacando seus métodos e comparando resultados,  foi feita a análise dos dados das Universidades, Governo e da Indústria de Transformação, no período 2000 a 2014, obtidos nas bases do IBGE, MDIC e da CAPES. Pretende-se ainda, verificar como as amostras se relacionam, utilizando a ferramenta computacional R, para aplicação do modelo econométrico baseado na análise fatorial. A partir da análise preliminar dos dados, pode-se verificar que as universidades estudadas demostram relevância para SNI, que há certo grau de interface entre as hélices, fomentado o processo de inovação e que a decisão de inovação contínua atrelada à hélice da Indústria, que se demonstra estrategicamente focada na inovação e a inserção de mão-de-obra qualificada, na qual seria o ponto de transferência de conhecimento da universidade e alocado nas atividades de P&D.

Presidente - 2266031 - HILDER ANDRÉ BEZERRA FARIAS
Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Interno - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 17/09/2019 10:27