Banca de QUALIFICAÇÃO: SEVERINO FELIX DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEVERINO FELIX DE SOUZA
DATA: 05/07/2019
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - PROFISSIONAL ICSA

IMPACTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ.

Agricultura Familiar, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Impactos Econômicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

A agricultura familiar desempenha um papel fundamental tanto no âmbito econômico, quanto no âmbito nutricional. Baseado nisso, buscou-se analisar a eficiência na utilização dos recursos federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – pelos municípios do Estado do Pará, bem como os impactos do programa supracitado, na economia dos municípios paraense. Para alcançar tal objetivo, fez-se uso de modelos econométricos, como o modelo Data Envelopment Analysis (DEA), o modelo de dados em painel e o modelo Controle Sintético. Como suporte comparativo, também averiguou-se o funcionamento da agricultura familiar em Portugal, buscando analisar o que de positivo pode ser replicado no Brasil.

Presidente - 1258457 - ARMANDO LIRIO DE SOUZA
Interno - 2491555 - DANILO ARAUJO FERNANDES
Interno - 2266031 - HILDER ANDRÉ BEZERRA FARIAS
Externo ao Programa - 1638467 - LIDIANE NAZARE DA SILVA DIAS