Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DIAS FERNANDEZ

DISCENTE: RODRIGO DIAS FERNANDEZ
DATA: 29/06/2012
LOCAL: CAMPUS UFPA-BELÉM

Competitividade da Produção e Exportação Amazônica em Comparação com o Cenário Brasileiro e Mundial entre os anos de 1994 a 2011

Competitividade. Produção. Exportação. Inovação Tecnológica. Setor Madeireiro. Paradigmas Tecnológicos. Comércio Internacional

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

O debate sobre a importância do segmento madeireiro para a economia mundial tem sido amplamente discutido em diferentes esferas do conhecimento, na maioria dos casos, é abordado de maneira parcial, uns através dos setores que utilizam a madeira como insumo principal, uns sob a perspectiva ambiental e outros visando sua contribuição econômica aos países. Observa-se, entretanto, que a esfera florestal e a atividade de extração de madeira possuem uma dinâmica bem mais específica, determinadas pela oferta de madeira e pela produtividade das florestas, e como estas contribuem para o comércio exterior dos países.
Ainda que cada produto florestal possua seus próprios mercados, as condições para sua produção e comercialização estão associadas às necessidades comerciais de cada nação. Em múltiplas regiões do mundo, a atividade madeireira e a cadeia produtiva associada a ela são objetos de investimentos e transações comerciais de elevado valor, as florestas, mais do que minas de matéria-prima, são um ativo de alta liquidez, e sendo bem exploradas, podem ser uma excelente arma de desenvolvimento aos países. No caso do Brasil, há uma evidente desenvoltura tecnológica de exploração das áreas florestais e sua consequente transformação industrial, perpetrando com que a atividade florestal seja de grande importância, não só pela extensa cobertura de florestas existente no país, mas também pela capacidade de geração de emprego e renda do setor.
Para a manutenção do crescimento e da competitividade da cadeia madeireira mundial, algumas áreas foram essenciais para que essa expansão se mantivesse em níveis satisfatórios, basicamente, às indústrias de celulose e papel, e de painéis de madeira. A formulação das estratégias que proporcionam apoio à atividade florestal, bem como as tecnologias que proporcionam o melhor uso das florestas e do reflorestamento, tornou-se cruciais para a manutenção das vantagens competitivas das nações na cadeia produtiva mundial da madeira.
O objetivo geral então é avaliar o atual cenário econômico madeireiro mundial, demonstrando a evolução da competitividade no setor, através da evolução tecnológica e das inovações decorrentes das necessidades mercantis mundiais, tanto na produção industrial como nas exportações, explanando sobre sua importância para o comércio internacional, traçando um paralelo entre a importância do mercado madeireiro paraense com o restante do Brasil e nas principais nações ao redor do mundo.

Externo ao Programa - 3414224 - CLAY ANDERSON NUNES CHAGAS
Interno - 2491555 - DANILO ARAUJO FERNANDES
Presidente - 396555 - SERGIO LUIZ DE MEDEIROS RIVERO
Notícia cadastrada em: 22/06/2012 10:55