Banca de QUALIFICAÇÃO: TASSIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: TASSIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
DATA: 29/06/2012
LOCAL: CAMPUS UFPA-BELÉM

Competitividade. Produção. Exportação. Inovação Tecnológica. Setor Madeireiro. Paradigmas Tecnológicos. Comércio Internacional

Teoria Evolucionária, Sistema Nacional de Inovação, Crescimento Industrial.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

O objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento industrial brasileiro, com ênfase no Sistema Nacional de Inovação, uma vez que seu aspecto histórico mostra entraves obtidos de políticas voltadas para reformas regulatórias a nível macroeconômico que só aumentaram o grau de exposição dos produtores nacionais e o retardo do desenvolvimento do país.

Apresenta uma análise da transformação da economia brasileira perante o desenvolvimento do processo de inovação no país a partir da sua interação com a economia mundial, especificamente no período de 1990 a 2010. Período este que a economia brasileira começa a colher frutos com a abertura comercial, especificamente com a internacionalização da economia, decorrente da busca de competitividade e o crescimento da produção de conhecimento interno que o conduziram a uma trajetória rumo ao desenvolvimento e transformação do país.

Na dinâmica da transformação econômica brasileira serão abordados elementos teóricos da Teoria Evolucionária e da Nova Economia Institucional (NEI), para identificar a mudança do comportamento das empresas brasileiras diante de mudanças estruturais no país. A evolução do sistema produtivo/sistema industrial é alimentada especialmente, pelo desenvolvimento do arcabouço institucional onde seus componentes internos (governos, institutos de pesquisas e universidades) são a base para as relações bem definidas com outros agentes, fornecendo estrutura para inovação, competitividade e consequentemente lucratividade das empresas.

Esse trabalho contará com pesquisas bibliográficas, com base de dados secundários de órgãos como IBGE, IPEA e CNPQ, especialmente, tentando corroborar a tese de que o país evoluiu para um sistema de inovação, ainda hoje, imaturo.

Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Presidente - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Interno - 1458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/06/2012 10:53