Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIGIANA LOURENÇO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIGIANA LOURENÇO DE SOUZA
DATA: 18/06/2014
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO PPGE
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NA AMAZÔNIA: DA EMPRESA MULTINACIONAL AMAFRUTAS À EMPRESA AUTOGESTIONÁRIA NOVA AMAFRUTAS.
PALAVRAS-CHAVES: Amafrutas; Economia Solidária; Políticas Públicas.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: O presente trabalho tem como tema “Políticas Públicas e estratégia empresarial na Amazônia: da empresa multinacional Amafrutas Ltda à empresa Autogestionária Central Nova Amafrutas”. Está divido em duas partes, no primeiro recorte é mostrado todo o processo histórico da empresa heterogestionária “Amafrutas Ltda”, desde sua instalação, seu crescimento e falência. No segundo, trataremos da empresa autogestionária “Central Nova Amafrutas”, buscando mostrar todo o seu processo de criação, maturidade e fechamento.Para orientar a pesquisa e a construção da dissertação foi estabelecido o problema: O que levou a empresa Amafrutas Ltda. a encerrar suas atividades decretando falência, foi um problema relacionado somente com a crise do mercado de fornecimento do fruto, ou problemas relacionados com a biopirataria, caso este contexto se enquadre; já em relação à Central Nova Amafrutas, que fatores levaram a seu fechamento, foi problema na gestão, de infidelidade por parte dos agricultores ou existiram outros? Para cumprir esse roteiro, o trabalho será dividido da seguinte forma: I - trataremos das políticas públicas para atração de empresas multinacionais para a Amazônia enfocadas dentro de várias visões teóricas, dentro das discussões acerca de crescimento versus desenvolvimento; o lugar da economia brasileira no processo da mundialização do capital; a política nacional de desenvolvimento regional e, dentro desta, a Amazônia; a atração de empresas estrangeiras (multinacionais) para a Região; o papel do capital externo na Amazônia. II - será enfocada a emergência da empresa numa formatação típica de economia solidária no Pará, pesquisando-se as políticas públicas a nível regional; o processo histórico de criação e do fechamento da Nova Amafrutas: antecedentes, forma de gestão; contradições, até o seu fechamento, como também, tópicos relevantes como o Cooperativismo, a Autogestão e Heterogestão e, Empresas recuperadas por trabalhadores. Por fim, serão levantadas questões acerca de: quais os elementos comuns explicativos para a falência das empresas Amafrutas e Nova Amafrutas; houve o cumprimento da proposta solidária por parte dos cooperados e qual benefício o empreendimento trouxe para a região.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1258457 - ARMANDO LIRIO DE SOUZA
Presidente - 1161238 - FARID EID
Externo à Instituição - WANDERLINO DEMETRIO CASTRO DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 18/06/2014 09:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1