Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDEJANE LOPES DE OLIVEIRA

DISCENTE: VALDEJANE LOPES DE OLIVEIRA
DATA: 11/02/2016
LOCAL: CAMPUS-BELÉM-ICSA

AMAZÔNIA LEGAL E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DAS CIDADES MÉDIAS DA REGIÃO.

CIDADES MÉDIAS; URBANIZAÇÃO; AMAZÔNIA.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Considerando que está em curso uma tendência de urbanização, na região Amazônica, com grande volume da população em um número reduzido de cidades, e que as cidades médias ganharam relevância neste processo. O presente projeto tem como objetivo investigar as cidades da região Amazônica Legal com população entre 100 mil a 500mil habitantes vivendo em área urbana, que não pertençam às Regiões Metropolitanas. Questiona-se se as cidades amazônicas, como alvo da pesquisa, cumprem o papel de cidades médias na primeira década do século XXI. Embora seja um número pequeno destas cidades, ainda assim, participam com elevado percentual da população e das atividades econômicas da região. Portanto, será feito uma análise do desenvolvimento territorial dessas cidades dessa região através de indicadores que demonstrem o crescimento econômico e o desempenho dos indicadores sociais. A fim de verificar se as cidades investigadas cumprem o papel de cidades médias, serão desenvolvidos a priori seis indicadores: desenvolvimento econômico; domícilios com internet e linha telefônica instalada; desenvolvimento urbano; saúde; educação e desenvolvimento humano. Destarte, serão selecionadas algumas variáveis que comporão estes indicadores, que não só indicarão a capacidade das cidades médias de ofertar bens e serviços para sua população, mas também para os municípios próximos os seus limites. Além disso, serão aplicadas as técnicas de análise de agrupamento e análise exploratória de dados espaciais, que possibilitarão identificar e caracterizar as especificidades dessas cidades.

Interno - 1258257 - GILBERTO DE SOUZA MARQUES
Presidente - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Externo à Instituição - WANDERLINO DEMETRIO CASTRO DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 02/02/2016 10:09