Banca de DEFESA: IVANILCE COSTA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANILCE COSTA SANTOS
DATA: 16/07/2021
LOCAL: Google Meet - Sala Virtual

"SALA DE AULA INVERTIDA”: ENSINO – APRENDIZAGEM DE SOLUÇÕES QUÍMICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM – PA.

Ensino Hibrido; Sala de Aula Invertida, Ensino-Aprendizagem, Soluções químicas; Escola pública.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Eletroquímica

Esta pesquisa trata de uma intervenção pedagógica com a aplicação do Ensino Híbrido (EH) – Blended Learning, no modelo da “Sala de Aula Invertida (SAI)” – Flipped Classroom, no ensino das Soluções Química para alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Ensino de tempo Integral no município de Belém-PA. O ensino Híbrido une aulas on-line e presencial, ao mesmo tempo, o que requer inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante o processo de ensino-aprendizagem. A inversão da sala de aula consiste em trocar a ordem do ensino tradicional, aula-conteúdo-escola e atividade em casa, para aula-conteúdo-on-line e atividades na escola. Nesse modelo o professor usa o tempo de sala de aula para tirar dúvidas, desenvolver projetos, aplicar atividades práticas e lúdicas e por isso mesmo é considerada uma metodologia ativa. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições do EH e da SAI para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Soluções químicas no ensino médio em uma escola pública de Ensino de Tempo Integral. É uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória e de campo. Na coleta de dados da pesquisa foram utilizadas as técnicas de observação in loco, questionários e entrevistas, enquanto para avaliação da intervenção foram analisadas as avaliações de aprendizagem instituídas pela escola (testes e exercícios), incluindo o teste de Cloze, a Nuvem de palavras e Mapas mentais. O tratamento e análise dos dados foram por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados mostram que de ordem prática, a principal dificuldade para professores e alunos foi a falta de recursos materiais, envolvendo o uso das TDICs, principalmente, para os alunos, pois a falta da internet em suas casas e, às vezes na própria escola, com baixa capacidade para suportar um grande volume de acesso, dificultou a conclusão das atividades. Outro fator que os alunos chamaram a atenção foi a dificuldade de adaptação, logo no início, em utilizar as TDICs para aprender, já que antes eram apenas usadas como entretenimento, ou seja, foi uma interferência nos hábitos dos alunos, na cultura escolar. Mas também apontaram vários pontos positivos como, praticidade de entrega e recebimento das tarefas, quando eles tinham acesso, aumento de engajamento entre professores e alunos e a própria Ciência Química, aproximando-a da realidade deles. Em termos de conhecimento Químico, eles aumentaram o vocabulário químico, leitura e interpretação textual, algo que eles apontaram inicialmente como uma de suas maiores dificuldades, além de aumentar seu interesse pelo estudo da Química, motivado, principalmente, pelas aulas experimentais e jogos. No geral os alunos que tinham acesso as TDICs, mostraram boa receptividade à aplicação do EH, no modelo da SAI. Para as professoras além da dificuldade em ter que lidar com a falta das TDICs para os alunos, houve também a dificuldade inicial em se adaptar a forma virtual de interagir com os alunos, além da sobrecarga de trabalho em dois ambientes, o virtual e o presencial, que exigia carga horária disponível, para o planejamento constante. Mas, no geral, elas também relataram benefícios no aprendizado da utilização das TDICs, a favor do ensino de Química, e na interação com seus alunos. Portanto, diante dos resultados obtidos, esta pesquisa traz contribuições práticas para uma aplicação do EH e da SAI de forma mais consistente para o ensino de Química e coerente com a realidade atual da escola pública, mostrando que esta metodologia apresenta grande potencial no ensino de química. Porém, para sua efetivação plena, os esforços devem ser múltiplos, principalmente no provimento de infraestrutura adequada, devendo envolver a comunidade escolar e a administração pública.

Presidente - 3036706 - RODRIGO DELLA NOCE
Externo ao Programa - 1813627 - ADRIANO CALDEIRA FERNANDES
Externo ao Programa - 1718163 - JESUS DE NAZARE CARDOSO BRABO
Externo ao Programa - 2153019 - JORGE RAIMUNDO DA TRINDADE SOUZA