Banca de DEFESA: ANTONIO ROBERTO DE OLIVEIRA MEIRELES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO ROBERTO DE OLIVEIRA MEIRELES
DATA: 04/06/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet

Concentrações de nutrientes, matéria orgânica e carbono estável em terra preta arqueológica

carbono pirogênico; carbono oxidável; cobre; zinco; manganês; extração sequencial

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Métodos Óticos de Análise

O estudo realizado apresenta como principais objetivos a determinação de concentrações disponíveis de fósforo e micronutrientes (Cu, Mn e Zn) e de distintas formas de carbono (total, estável, oxidável e semi lábil) em terra preta arqueológica (TPA) sobre Latossolo (Ls), do sítio Ilha de Terra, da região de Caxiuanã, Pará. A caracterização dos materiais foi realizada por difração de raios X e dados texturais:  propriedades químicas indicadoras de fertilidade dos solos (CTC efetiva e potencial, saturação por bases e alumínio). A relevância do presente estudo refere-se especialmente à determinação de distintas formas de carbono, diretamente associadas às de carbono pirogênico, comum em TPA, o que deve acrescentar contribuições ao entendimento sobre a recalcitrância da matéria orgânica em TPA. As amostras analisadas são do sítio Ilha de Terra, região de Caxiuanã, município de Melgaço, Pará.  As concentrações de nutrientes foram determinadas a partir de extração que envolve todas as fases dos solos (extração com Mehlich 1) e extração sequencial pelo método clássico de Tessier. As concentrações de fósforo foram obtidas pelo método espectrofotométrico, sob forma do heteropoliácido azul de molibdênio; as dos micronutrientes, por espectrometria de emissão atômica com plasma induzido por micro-ondas (MP-AES); as de carbono orgânico total (COT) pelo método de combustão carbono estável (SC) por termoxidação CTO-375; a matéria orgânica dos solos (MOS) e o carbono oxidável pelo método Walkley Black. Os resultados obtidos indicaram em TPA e Latossolo: CTC efetiva = 23,6 e 17,0 (cmolc . L-1); saturação por base V = 61,5 e 53,0 %; saturação em alumínio m = 9,4 e 4%. As concentrações médias de nutrientes (mg.kg -1) nas fases sequenciais em TPA foram em F3 (óxidos Fe-Mn) e F4 (orgânica), correspondentes a P2O5 = 47 e 404; Cu = 6,0 e 13,6; Mn = 8,18 e 2,7; Zn = 10,02 e 9,7. As concentrações médias (%) das distintas formas de carbono foram COT = 2,56; C est. = 0,49; C ox. = 2,26; C semi lábil = 2,07; C inorg. = 0,22. Concluiu-se que as propriedades químicas em TPA do sítio Ilha de Terra se enquadram na faixa de solos férteis e são ressaltadas, especialmente, pelo aumento cerca de 50% das concentrações de P2O5, COT e MOS, em relação às observadas em Latossolo subjacente; teores mais elevados de fósforo e carbono inorgânico em relação aos verificados em outras ocorrências de TPA da Amazônia central são justificados pela origem biogênica. As fases óxidos Fe-Mn e orgânica são consideradas estoques de nutrientes em TPA na área deste estudo.

Externo ao Programa - 2115509 - ANA AUREA BARRETO MAIA
Externo ao Programa - 1962884 - ANTONIO SERGIO COSTA CARVALHO
Externo ao Programa - 2336799 - CLEIDE SAMARA TAVARES MESCOUTO
Presidente - 1546078 - KELLY DAS GRACAS FERNANDES DANTAS