Banca de DEFESA: RAFAEL GONCALVES PONTES

DISCENTE: RAFAEL GONCALVES PONTES
DATA: 18/02/2020
LOCAL: Sala de Química Analítica

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCEDIMENTO DE PREPARO DE AMOSTRAS UTILIZANDO SOLVENTE EUTÉTICO PROFUNDO PARA ANÁLISE ELEMENTAR POR MIP OES

Solvente eutético profundo, Preparo de amostra, Planejamento fatorial, Constituintes inorgânicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Métodos Óticos de Análise

Foi avaliada a viabilidade da utilização de solvente eutético profundo (DES) a base cloreto de colina e ácido oxálico em um procedimento de extração de constituintes inorgânicos e posterior quantificação por MIP OES. A síntese do DES foi realizada pela mistura de cloreto de colina e ácido oxálico na razão molar de 1:2 sob aquecimento até a obtenção de um solvente líquido e límpido. Os processos de extração e síntese do solvente foram conduzidos em bloco digestor. As variáveis temperatura, tempo, volume de DES e volume de ácido nítrico foram utilizadas na construção do planejamento fatorial do tipo delineamento composto central rotacional 24 com 27 experimentos tendo como respostas as porcentagens de recuperação de Ca, Cu, K, Mg, Mn, Na, P e Zn do material de referência certificada 1570a folhas de espinafre. Os modelos quadráticos gerados foram considerados bem ajustados e conseguem representar a maior parte da variabilidade do conjunto de observações em função das variáveis escolhidas, exceto para a variável y1 (Ca) que apresentou falta de ajuste significativa, e por este motivo foi descartado. Os parâmetros linear e quadrático e as interações entre fatores do modelo quadrático afetaram de maneira distinta as respostas, impossibilitando a utilização de apenas uma combinação de fatores e níveis que produzisse resultados satisfatórios para as sete respostas estudadas simultaneamente. Para validação do procedimento de preparo de amostra proposto o ponto ótimo escolhido (x1 = 80 °C, x2 = 120 min, x2 = 3,0 mL e x4 = 1 mL) foi aplicado em 3 materiais de referência certificados (1515, 1547 e 1570a) de matrizes vegetais.  As melhores recuperações foram observadas para Cu, K, Mg, Mn e variaram na faixa de 73 % a 102 % para os 3 MRC. O Na foi validado apenas no MRC 1570a com 83% de recuperação. O procedimento de extração com DES foi aplicado em amostras de hortaliças adquiridas no comércio local e os resultados das concentrações de Cu, K, Mg, Mn, Na, P e Zn nos extratos foram comparados com os resultados obtidos na digestão convencional. O teste t pareado entre os dois procedimentos demostrou que os resultados foram estatisticamente iguais ao nível de confiança de 95% confirmando a exatidão do procedimento proposto. Este estudo mostrou a viabilidade da utilização de DES a base de cloreto de colina e ácido oxálico no preparo de amostras para análise elementar por MIP OES.

Presidente - 1546078 - KELLY DAS GRACAS FERNANDES DANTAS
Interno - 1683127 - HERONIDES ADONIAS DANTAS FILHO
Interno - 328023 - MARTA HELENA TAVARES PINHEIRO
Externo ao Programa - 2315976 - ANDREIA CARDOSO PEREIRA