Notícias

Banca de DEFESA: LAIS CONCEICAO TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS CONCEICAO TAVARES
DATA: 03/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de pesquisa - Sala de Química Analítica
TÍTULO:

Aprendizagem significativa no ensino de química através do uso de mapas conceituais e de produções textuais em uma UEPS sobre equilíbrio químico.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química; Equilíbrio Químico; Aprendizagem significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Mapas conceituais; 


PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

 

O presente trabalho teve como objetivo central analisar o processo de ensino-aprendizagem de discentes, através da elaboração de mapas conceituais e de produções textuais, a partir da construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre o conteúdo de Equilíbrio Químico. A unidade de ensino foi construída com base na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e foi aplicada em uma turma do segundo semestre do curso de graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém do Pará, durante a disciplina de Química Geral Teórica II. Com a finalidade de mostrar as potencialidades da UEPS como método de ensino, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa. O corpus da pesquisa se constitui de textos e de mapas conceituais produzidos pelos alunos, como ferramentas alternativas de ensino-aprendizagem e de avaliação do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, num processo orientado pelo professor. A comparação entre mapas e textos, produzidos ao longo da UEPS, mostrou a evolução da capacidade do aluno na definição de conceitos e no estabelecimento de novas conexões com novas informações. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa foi possível mostrar que o uso da UEPS no ensino de Química pode contribuir com melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, proporcionando uma aprendizagem, de fato, significativa. Os resultados apontaram que o uso de mapas conceituais e de produções textuais incutidos em uma UEPS, se constituem em valiosas ferramentas de ensino-aprendizagem que contribuem não somente para a construção do conhecimento químico, mas também para a formação crítico e reflexiva de futuros professores de Química.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326212 - REGINA CELI SARKIS MULLER
Interno - 328023 - MARTA HELENA TAVARES PINHEIRO
Interno - 327850 - JOSE PIO IUDICE DE SOUZA
Interno - 1813553 - LUIS ADRIANO SANTOS DO NASCIMENTO
Interno - 1813627 - ADRIANO CALDEIRA FERNANDES
Externo ao Programa - 2177574 - MANOLO CLEITON COSTA DE FREITAS
Externo ao Programa - 1866874 - AGNALDO DA SILVA CARNEIRO
Externo à Instituição - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 03/09/2018 14:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2