Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLISON EDUARDO OLIVEIRA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLISON EDUARDO OLIVEIRA CAMPOS
DATA: 06/07/2018
LOCAL: Sala 1 - PPGQ

Síntese e uso do Bi2WO6 para foto descoloração de corantes comerciais e catálise fotodegrativa do pesticida atrazina sob luz solar natural e simulada

Bi2WO6, corantes, atrazina, fotocatálise, solvotérmico, mistura, Bi2WO6-HDL

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Foto-Química Inorgânica

O objetivo deste estudo foi sintetizar o Bi2WO6 através de uma método hidrotérmico e verificar a sua eficiência fotocatalítica sob luz solar simulada e natural na foto descoloração de dois corantes, um usado na indústria têxtil e outro na indústria de tintas, e do pesticida atrazina. A fotodegradação de ambos os corantes e da atrazina foi acompanhada por espectroscopia no uv-vis pela diminuição da intensidade das bandas de absorção características dos corantes e do pesticida.  Uma outra rota de síntese foi utilizada para a obtenção de uma nova morfologia não relatada na literatura do Bi2WO6 através de um método solvotérmico utilizando glicerol como solvente e avaliada a eficiência fotocatalítica dessa nova morofologia na degradação da rodamina B. Uma mistura entre o Bi2WO6 e o HDL foi realizada com obtendo uma mistura Bi2WO6-HDL com alta eficiência fotocatalítica. A fotocatálise sob luz simulada foi realizada utilizando uma lâmpada de vapor metálico que mostrou-se eficiente para a degradação de ambos os corantes.

Presidente - 1153271 - JOSE ROBERTO ZAMIAN
Interno - 1506913 - CARLOS EMMERSON FERREIRA DA COSTA
Interno - 326632 - GERALDO NARCISO DA ROCHA FILHO
Externo ao Programa - 327422 - JOSE CARLOS DE ARAUJO CARDOSO FILHO