Banca de DEFESA: KELSON DO CARMO FREITAS FAIAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELSON DO CARMO FREITAS FAIAL
DATA: 10/10/2017
LOCAL: Auditório Paul Le Cointe

DINÂMICA DOS METAIS (Al, Cd, Fe e Pb) NO SEDIMENTO DE FUNDO, DOS RIOS MURUCUPI E PARÁ, BARCARENA – PA

Determinação de Metais, Índice de Geoacumulação, Rio Mucupi e Rio Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica

O presente estudo foi realizado em amostras coletadas de água superficial e sedimento de fundo nos rios Pará e Murucupi no município de Barcarena, Pará, Brasil, propõe estratégias para a determinação dos metais Alumínio (Al), Cádmio (Cd), Ferro (Fe) e Chumbo (Pb) em sedimentos de fundo. Normalização por Regressão, Fator de Enriquecimento (FE) e Índice de Geoacumulação (Igeo) foram utilizados para avaliar o grau de contaminação, foi usado a técnica de Espectrometria de Emissão Ótica com Plasma Acoplado Induzido (ICP OES) para a determinação dos metais. Para efeito de comparação, três materiais de referência certificados (CRM) foram analisados: NIST 2709a SRM San Joaquin Soil Baseline Trace Element Concentrations, NIST 2710a SRM Montana I Soil Highly Elevated Trace Element Concentrations e NIST 2711 SRM Montana II Soil Moderately Elevated Trace Element Concentrations. As amostragens aconteceram nos anos de 2009 a 2012, em períodos sazonais distintos (Chuvoso e não chuvoso). Pode-se constatar que existe uma leve contaminação por Al e Fe no rio Murucupi e no Rio Pará existe um risco de contaminação para todos os metais avaliados. O que pode ser comprovado pelos níveis do Fator de Enriquecimento e pelo Igeo dos metais analisados. No rio Murucupi os pontos críticos estão localizados próximos a bacia de sedimentação de lama vermelha da indústria beneficiadora de bauxita (MUR 01, 02 e 03). Já no Rio Pará as maiores concentrações foram encontradas em pontos próximos ao Porto de Vila do Conde, RPA 06 a 13. Essas concentrações se devem as características geoquímicas da região e da intensa atividade industrial na área, incluindo o beneficiamento de bauxita, de caulim, a produção de ferro-gusa, dentre outras atividades industriais que geram como resíduos uma gama de contaminantes que podem contribuir para a degradação do meio ambiente na região de Barcarena, Pará.

Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Interno - 328023 - MARTA HELENA TAVARES PINHEIRO
Interno - 326212 - REGINA CELI SARKIS MULLER
Externo ao Programa - 2182445 - DENILSON LUZ DA SILVA