Banca de DEFESA: PRISCILANY CAVALCANTE DOS SANTOS

DISCENTE: PRISCILANY CAVALCANTE DOS SANTOS
DATA: 20/02/2017
LOCAL: sala da físico-química do ppgq

ABORDAGEM DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM E VIVÊNCIA DO PROCESSO INVESTIGATIVO

modelos; comunicação; processo investigativo

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química

O presente estudo envolveu a construção e realização de uma sequência de ensino objetivando investigar as interações possibilitadas na sala de aula para desenvolver aprendizagens relacionadas aos modelos científicos. Durante as aulas foram abordadas algumas etapas do processo investigativo envolvendo o estudo de modelos atômicos. Participaram da pesquisa cerca de 46 estudantes do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará. As aulas foram registradas com gravações de áudio e vídeo e o tratamento dos dados ocorreram a partir do uso de episódios e de outros materiais (textos e desenhos) incorporados nas análises. As ferramentas de análises basearam-se nos autores Mortimer; Scott (2002), o qual tiveram como princípio as teorias de Vigotski. As análises, inicialmente, discutem as ideias sobre o uso de modelos e elaboração de respostas para problemas no ensino de química se remetendo as explicações de nível fenomenológico, teórico e representacional do conhecimento químico. Em seguida, analisou-se as ações desenvolvidas na sequência de ensino para demonstrar o processo investigativo sobre a construção de conceitos possibilitados no ambiente comunicativo da sala de aula. Assim, na abordagem comunicativa considerou-se que a professora da sequência prevaleceu um discurso interativo de autoridade durante a prática. Além disso, enfatizou-se algumas reflexões desencadeadas na própria prática da professora quando precisou olhar para a suas aulas, para a forma de falar e ensinar os estudantes.

Presidente - 1813627 - ADRIANO CALDEIRA FERNANDES
Interno - 328023 - MARTA HELENA TAVARES PINHEIRO
Externo ao Programa - 2346209 - ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO PARENTE
Notícia cadastrada em: 30/03/2017 09:17