Banca de DEFESA: DEYSE PANTOJA MODESTO

DISCENTE: DEYSE PANTOJA MODESTO
DATA: 02/02/2017
LOCAL: sala da fisico química no prédio de química pesquisa

LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NO CONTEXTO ESCOLAR DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Formação Cidadã, Abordagem CTS, Livros didáticos, Substâncias inorgânicas, Jogo Didático.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

O objetivo deste trabalho é avaliar a utilização do livro didático que vise à formação cidadã empregando a abordagem CTS, no contexto escolar, para aprendizagem do assunto de Substâncias Inorgânica pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola em Regime de Convênio Municipal Santa Tereza D’Ávila, localizada no município de Marituba (PA).  Para isso os livros didáticos indicados pelo PNLD 2015 foram avaliados quanto aos princípios metodológicos das atividades utilizadas para formar um cidadão, propostos por Santos e Schnetzler (2010), e foram avaliados quanto às inconsistências conceituais no assunto de substâncias inorgânicas pesquisadas por Campos e Silva (1999) e Silva e colaboradores (2014). Nesta análise destacou-se o livro Química Cidadã, que foi utilizado para planejamento das aulas e atividades. Os instrumentos de coleta foram registros no diário de bordo e os questionários aplicados antes e depois da intervenção didática, que incluiu, além das atividades propostas pelo livro, um jogo didático intitulado DOMINOrgânico, que foi aplicado com o intuito de promover a familiarização dos alunos com a nomenclatura de Substâncias Inorgânicas.  Os principais resultados revelam que as vantagens da utilização do livro estão relacionadas a quantidade de atividades diferenciadas que motivam os estudantes a aprendizagem dos conceitos, e a construção e evolução conceitual dos conceitos pesquisados nesta dissertação. Por tanto e de suma importância que o professor esteja preparado para avaliar os livros didáticos utilizados, e ainda mais que saiba utiliza-los da melhor forma possível, que saiba definir as atividades relevantes do livro para formação cidadã e tentando ao máximo aplica-las no contexto de sala de aula. Se atentando também as dificuldades e propondo meios e formas de supera-las a partir de sua própria prática docente, para que não seja um refém do livro didático, mas saiba utiliza-lo como uma ferramenta entre tantas outras para o exercício de sua profissão.

Presidente - 1813627 - ADRIANO CALDEIRA FERNANDES
Interno - 1506913 - CARLOS EMMERSON FERREIRA DA COSTA
Interno - 327850 - JOSE PIO IUDICE DE SOUZA
Interno - 3153443 - MARIVALDO JOSE COSTA CORREA