Banca de DEFESA: KYOUK ISABEL PORTILHO DOS SANTOS

DISCENTE: KYOUK ISABEL PORTILHO DOS SANTOS
DATA: 26/01/2017
LOCAL: Sala da Orgânica - Laboratório de Química-Pesquisa

Avaliação do potencial químico da torta de andiroba (Carapa guianensis Aubl.MELIACEAE) RESULTANTE DO PROCESSO DE PRENSAGEM DAS SEMENTES

Carapa guianensis. Torta de andiroba. Metabólitos bioativos. Tetranortriterpenos oxidados. Saponinas Triterpênicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Química dos Produtos Naturais

A espécie Carapa guianensis Aubl, planta nativa da Amazônia também conhecida popularmente como andiroba, apresenta elevado valor, tanto econômico – sua madeira se assemelha ao mogno (Swietenia macrophylla), quanto biológico, sendo: fungicida, bactericida, antimalárico, inseticida e até mesmo utilizado no tratamento do câncer uterino, diabetes e como estimulador digestivo. Estas atividades são justificadas pela riqueza fitoquímica dos extratos e óleos de C. guianensis, predominando a presença de limonoides, ácidos graxos, triterpenos, esteroides, dentre outros. Após a obtenção do óleo da espécie através da técnica industrial (prensagem das sementes) resulta na produção de um acentuado percentual de torta, aproximadamente 75%. A qual normalmente é utilizada como matéria prima para a produção de velas e rações para animais. Dessa forma, o presente trabalho objetivou investigar a composição química dos extratos obtidos da torta de andiroba (Carapa guianensis Aubl.), visando contribuir para o conhecimento, caracterização química e melhor reaproveitamento da mesma. A avaliação do melhor método de extração permitiu a escolha da extração à quente utilizando o etanol como solvente, apresentando este maior rendimento global, além da identificação da presença de importantes classes de produtos naturais, adotando como técnica de análise a Cromatografia em Camada Delgada de Alta Eficiência (CCDAE). O fracionamento do extrato etanólico à quente conduziu ao isolamento e identificação de seis substâncias pertencentes a duas classes químicas, tais como: tetranortriterpenos oxidados e triterpenos glicosilados. Dentre as substâncias isoladas devem ser destacadas as substâncias S4 e S5, as quais foram isoladas pela primeira vez no gênero Carapa e, de acordo com a literatura, apresentam elevado potencial biológico, principalmente no tratamento de tumores cancerígenos, má circulação sanguínea e reumatismo, além de propriedades diurética, anti-inflamatória, antifúngica, antioxidante e citotóxicas. As elucidações estruturais das substâncias isoladas foram realizadas mediante análise de dados espectroscópicos de RMN 1D e 2D (1H, 13C, DEPT, COSY, HETCOR, HSQC e HMBC) e comparação com dados obtidos da literatura. Os resultados encontrados neste estudo são relevantes e promissores, pois mostram que mesmo após a obtenção do óleo, a torta de andiroba ainda apresenta riqueza fitoquímica e biológica em sua composição, ou seja, presença de metabólitos bioativos já relatados para a planta, como S1, S2 e S3, além dos encontrados pela primeira vez na andiroba como S4 e S5.

Presidente - 327009 - MARA SILVIA PINHEIRO ARRUDA
Interno - 1683679 - PATRICIA SANTANA BARBOSA MARINHO
Externo à Instituição - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 19/01/2017 15:05